De qual geração eu sou?

Para você que já se fez essa pergunta.


Partimos do princípio que geração é o período de 25 anos mais ativos da vida de uma pessoa, onde não é nem muito jovem e nem muito velho para contribuir com a sociedade, passando para “bastão” para a próxima geração quando esta atinge a idade apropriada.
Porém a geração que vamos explicar tem mais a ver com mudanças tecnológicas e costumes da sociedade.
As datas abaixo são referentes ao seu nascimento, então estas crianças só se tornarão relevantes para a sociedade alguns anos depois. As datas também não são exatas podendo varias 2 a 3 anos.


Geração Perdida (1883 – 1900)

A denominação "Geração Perdida", no sentido de "sem direção". Que lutou durante a adolescência na Primeira Guerra Mundial e viveram a vida adulta durante os Roaring Twenties até a Grande Depressão.


Geração Grandiosa (1900 – 1927)

A expressão dada pelo livro The Greatest Generation, para se referir à geração formada pelos indivíduos que cresceram durante a Grande Depressão (1929–39) nos Estados Unidos e depois participaram dos combates da Segunda Guerra Mundial (1939–45), bem como por aqueles que participaram do esforço de guerra no chamado home front (eu chamaria de Home Office da guerra).


Geração Silenciosa (1927 – 1945)

Na idade adulta presenciaram a Guerra da Coreia, o nascimento do rock nos anos 50 e movimentos de direitos civis nos anos 60.


Baby Boomers (1945 – 1965)

Depois da Segunda Guerra Mundial houve um súbito aumento de natalidade, que ficou conhecido como baby boom.
Na idade adulta presenciaram a Guerra do Vietnã, também foram os primeiros a crescer com a televisão sendo o principal meio de comunicação de informações. Na infância, adolescência e vida adulta jovem presenciaram a Guerra Fria, o que influenciou fortemente a visão política desta geração. Foram a geração que criou o movimento hippie.


Geração X (1965 – 1980)

Também conhecida por geração Apática, geração preguiçosa, Geração Coca-Cola (no Brasil) Aproveitou os anos 80 e 90. A origem do nome é controverso, dentre eles: "Arquivos X" uma série popular para essa geração; um fotógrafo que fez um ensaio em 1950; e uma banda de Punk Rock. Mas se popularizou com o livro Geração X: contos para uma cultura acelerada. Foi concebida na transição do mundo menos para mais tecnológico e o início da Globalização.


Millennials (1980 – 1995)

Também conhecida como geração da internet ou geração Y. Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio da Internet como sistema de interação social e midiática, e em parte, no nível das relações de trabalho. Para esta geração a guerra fria é algo que seus pais contavam.


Geração Z (1995 – 2010)

São pessoas conhecidas por serem nativas digitais, muito familiarizadas com a Internet, compartilhamento de arquivos, telefones móveis, não apenas acessando a rede de suas casas, mas também pelo celular, estando assim extremamente conectadas. Suas principais características são: compreensão da tecnologia e abertura social às tecnologias. Para esta geração a guerra fria é algo que está nos livros de história.


Geração Alpha (2010 – 2020)

Acabou as letras do alfabeto então vamos para o alfabeto grego, "muito original". Hoje (2023) não sabemos pelo que eles vão passar ou fazer, mas já passaram por uma Pandemia e a Guerra das Fake News. A adoção do home office pelos pais, trouxe um cenário híbrido para o lar, o ambiente familiar tornou-se também ambiente de trabalho (vamos ver as consequências nos próximos anos). Para esta geração a guerra fria é algo que está nos arquivos digitais de história.


Geração C (2020 – )

Por conta do período de nascimento e desenvolvimento coincidirem com a Pandemia de COVID-19, alguns pesquisadores chegaram a usar a letra "C" em alusão ao Coronavírus, pois consideram a mudança brusca no cotidiano das famílias, como uso de máscaras, distanciamento social, lockdown, fechamento de creches e escolas, entre outros fatores no que é denominado o "novo normal" como um marco que definirá esta geração.


As quatro primeira gerações foram de estudos no Ocidente, a partir da geração X o estudo abrange o comportamento mundial.
Esses períodos são resultados encontrados de vários pesquisadores que podem ver aqui.

(Minha Opinião) Estudos históricos levam mais tempos para se observar e se consolidar, portanto eu mudaria a geração Alpha para geração C e aumentaria para (2010 - 2025). Se não, daqui a pouco vão fazer gerações com 5 anos de duração.

O que é Cringe?

"Se você não sabe o que é Cringe, é porque você é Cringe"
Esta frase é comumente usada pela geração Z referente a hábitos da geração Millennials. É comum um movimento ideológico, artístico ou político negar ações de seu antecessor. Visto a que Millennials não quiz ser chamada de Geração Y para fugir do alfabeto.


O que achou? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

Comentários