You.com: “rival” do Google apresenta resultados de pesquisas de acordo com aplicativos

Uma nova plataforma de pesquisa na web quer oferecer aos usuários uma experiência diferente da qual estamos acostumados. Ainda que o Google seja o principal buscador da internet, ele não é o único, e todos os existentes funcionam com o mesmo padrão. Neste contexto, o You.com propõe um mecanismo de pesquisa com resultados na horizontal e classificado em aplicativos.
O buscador exibe os resultados da pesquisa em painéis horizontais em vez de uma lista vertical. Esses painéis são classificados de acordo com aplicativos e plataformas: um quadro para os resultados encontrados no Twitter, outro para o TikTok, outro para Reddit, e por aí vai.

Os usuários também podem personalizar os blocos de aplicativos na ordem de interesse, exibindo primeiro suas fontes preferidas. “Nossa missão é tornar as informações do mundo úteis para você. Nosso objetivo é ajudar nossos usuários a ter sucesso em todas as pesquisas. Nossos valores essenciais incluem confiança, fatos, gentileza e sucesso do usuário”, escreve a equipe em seu FAQ.
Uma coisa que pode tornar o You.com mais interessante em relação ao Google é a melhor proteção da privacidade dos usuários. Não existe publicidade direcionada no site, e a atividade dos usuários não é mantida em uma guia, mesmo depois que eles saem da plataforma.
Segundo o criador do You.com, Richard Socher, por enquanto a empresa não tem uma fonte de renda através de publicidade, e está focada no crescimento. Ele acredita que o projeto terá muitos modelos de negócios para explorar que não envolvem o uso de dados pessoais para publicidade.
Ao Fast Company, Socher diz que a ideia desse novo mecanismo de busca surgiu quando ele percebeu que as pessoas tendem a se concentrar em um pequeno número de sites, em vez de buscar fontes por “toda” a internet. “Às vezes, você pode ter uma tonelada de conteúdo útil de um tipo de fonte, mas em uma lista vertical, é muito difícil para você ser capaz de ampliar mais dessa fonte sem sacrificar todo o resto”, comenta.
Atualmente, o mecanismo de pesquisa do You.com está em fase beta, e conta com cerca de 100 aplicativos e plataformas diferentes para fornecer dados aos usuários.

O que achou? Deixe um comentário.

Vi aqui

Comentários