5 coisas que você pode fazer hoje pelo seu portfólio

Todo começo de ano, o pensamento é o mesmo: preciso atualizar meu portfólio. Todo designer tem seus prazeres e suas dores de ser um profissional da área e uma das dores por aqui é a velha dúvida: como atualizar o meu portfólio para este ano?
Eu encaro isso como um processo meu de trabalho. Nele eu entendo como demonstrar a minha forma de trabalho, minhas metodologias e meu processo criativo, o que eu entrego, como o cliente recebe um projeto feito por mim, o que eu fiz até o momento, e o mais importante é deixar de lado o que eu não gostaria de fazer este ano.
Sim, caro colega designer, eu vejo projetos que não gostei de fazer no ano anterior e não coloco no meu portfólio – sad but true. E tudo isso com a intenção de não fazer mais esse tipo de projeto. Uma vez excluindo isso da minha vitrine eu não vendo. Fácil assim? Nem tanto.
Pensar no storytelling do seu portfólio é muito chato. É trabalhoso e desgastante pois deixar de divulgar algo ou selecionar o que devo divulgar nesse momento envolve escolhas. E escolhas sempre são difíceis.
Por isso vou listar aqui cinco coisas que você pode fazer hoje pelo seu portfólio, pois estou desde janeiro tentando fazer a atualização do meu e essa lista está me ajudando a contar minha história para esse ano.

Apresentações que aproximam

Invista nas apresentações, conte histórias e mostre o seu trabalho.
Cuide dos detalhes do que você quer mostrar, faça a pessoa que está olhando o seu portfólio quase que sentir o seu trabalho através de texturas, cores, imagens e detalhes do projeto.
Em um mundo virtual quanto melhor a experiência, mais próximo do cliente você está.

Trabalhos relevantes geram clientes relevantes

Quantidade ou qualidade? Uma coisa que o portfólio pode fazer por você é gerar clientes que você gostaria de atender este ano.
Se você quer atender trabalhos de identidade visual, coloque projetos relevantes de identidade visual. Se você quer atender clientes com design de embalagem, idem. E assim por diante.
Eu sei que é tentador colocar àquela ilustração que você fez porque ficou linda, mas se a sua intenção não é fazer ilustrações esse ano, talvez não seja necessário inclui-la na sua vitrine.

Faça do seu portfólio o seu shortlist

Já sabe o que você quer fazer este ano? É hora de fazer o seu shortlist. Classifique os 10 melhores e lembre-se de incluir projetos que mostrem um pouco das suas habilidades com certas metodologias e ferramentas.
Concentre-se em separar projetos para estabelecer como referência para a sua área de atuação.

Seu melhor amigo: o mockup

Sabe aquele mockup lindo e bem feito? Compre ou baixe gratuitamente e personalize. Sim, personalizar o mockup pronto e deixar ele com um toque especial seu faz toda a diferença.
Deixar o mockup mais próximo da experiência que você quer passar para o seu futuro cliente é uma ótima ferramenta de captação de novos trabalhos. Use e abuse da identidade visual e deixe sempre o seu portfólio com a sua cara. Isso é uma forma de mostrar como você “faz design”.

Para cada plataforma, uma forma de criar seu portfólio

Assim como o Behance pede apresentações mais detalhadas sobre conceitos de cada projeto, o Dribbble pede imagens e pronto. Adequar a apresentação do seu portfólio faz muita diferença pois quem acessa a plataforma busca uma visualização de projetos específica.
Vale lembrar que não é apenas sobre o seu trabalho. É sobre como você consegue resolver o problema do cliente.
Você pode usar a área do Sobre/About/Bio do seu portfólio para contar um pouco sobre você, sua trajetória, sua forma de trabalhar e suas informações de contato.
Portfólio é um processo, um documento vivo e em movimento. Deve refletir suas realizações e soluções criativas de cada cliente atendido.
Bora criar um portfólio melhor para este ano?

 
Textos e imagens DesigNerd

O que achou? Deixe um comentário.

Comentários