Como criar um blog de sucesso - 13 plataformas grátis

Criar um blog não é fácil mesmo para quem já está acostumado. O layout deve se adaptar ao tema e ao cliente, e você deve saber usar as ferramentas corretas.
Mas primeiro de tudo você deve dominar a plataforma, que são os diversos tipos de serviços que empresas disponibilizam para fazer blogs.
Existem inúmeras plataformas de blogs e caso você seja um bom programador pode ainda criar a sua. Abaixo vamos colocar algumas diferenças

WordPress
A maioria das empresas utilizam esta plataforma por ter capital para investir e programadores especializados.
Vantagem: Por ser um serviço em PHP dá mais liberdade para saber programar seu próprio código e você pode migrar para outros serviços de hospedagem como UOLHost ou LocalWeb.
Tem muitas ferramentas para personalizar seu blog, muitos templates (layouts) na web para baixar. Empresas terceiras também disponibilizam muitas ferramentas para WordPress.
É possível fazer upload arquivos como js, css, xml, imagens muito grandes, áudio e vídeo.
Desvantagens: as melhores ferramentas ficam em uma versão paga. Para personalizar deve ter um bom conhecimento em programação.

Blogger
Não é o preferido das empresas, mas é o preferido de blogueiros com pouco ou nenhum conhecimento em programação. Dá para fazer muita coisa profissional com ele, mesmo algumas empresas já estão o preferindo. O Assuntos Criativos é Blogger.
Vantagens: é um serviço intuitivo para personalizar, instalar e modificar widgets. Não precisa fazer downloads para instalar plugins. Dispensa o conhecimentos em programação, mas dá para programar se quiser. Não existe uma versão paga, todas as ferramentas e templates são grátis, mas existem templates de terceiros para vender na web. Pertence ao Google.
Desvantagens: Só da para fazer upload de imagens de até 1024px e vídeos, não dá para subir outros tipos de arquivos. Se um dia você resolver migrar para outro servidor vai ter muita dor de cabeça e perderá todas as configurações. Se precisar colocar algum outro arquivo, ele pode estar hospedado em outro servidor, mas se você não tiver controle deste servidor sua programação pode não funcionar.

Tumblr
É mais um mini blog do que um blog. Fica mais numa categoria entre o blog e o Twitter. Mas não se engane, ficar colocando links para outros sites é considerado spam.
Vantagens: tem opção de seguir e reblogar outros blogs igual ao twitter e tem muitos blogs bons para seguir. Não requer nenhum conhecimento de programação para ter um blog bonito com muitas ferramentas. Muitos layouts de terceiros grátis e pagos disponíveis no próprio site do Tumblr e fáceis de instalar.
Desvantagens: personalizações e programações são mais complicadas. Poucas ferramentas na sidebar.

Twitter
É um microblog apenas para texto e links, apesar dele estar se adaptando com imagens e vídeos.

Páginas do Facebook e Google+
Apesar de ter poucas ferramentas parecidas com blog não são considerados blog. Mas tem muitas empresas que as usam como tal. Servem mais para dar notícias pontuais, pois poucas pessoas ficam vasculhando as páginas para ver posts anteriores. Cada post você só pode colocar uma imagem ou vídeo.

Instagram
É muito parecido com o Tumblr, mas você não pode colocar links a não ser para outros usuários do Instagram. Pode criar hastags igual ao Twitter. Só pode criar posts usando aplicativo de dispositivos móveis e pode sincronizar com outras redes sociais.

Joomla
É muito similar ao wordpress em questão de ferramentas e plugins. Joomla! (pronuncia-se djumla) é uma plataforma muito utilizada pelos web designers quando o assunto é um site gerenciável. Ela oferece infinitos recursos, templates, módulos e componentes, que fazem o seu trabalho totalmente profissional.
É uma plataforma Open Source, ou seja, de código fonte aberto e podendo ser feito o download sem nenhum custo.

UOL Blog
Que é mais parecido ao blogger em relação a maneira de trabalhar, mas a desvantagem são os banners do UOL. Mas como cada um tem seu gosto vale a pena conferir principalmente para quem já tem conta no serviço UOL. Seu endereço gratuito para usar esta ferramenta ficaria assim: www.seublog.uolblog.com.br.

Weebly
Iniciado em 2006, Weebly, desde então tem vindo a fornecer soluções para quem deseja criar um blog gratuito ou ate mesmo um simples site grátis.
Para criar um blog gratuito no Weebly você deve simplesmente criar uma conta, depois faça login e escolha um entre uma grande quantidade de modelos gratuitos disponíveis.

Edublogs
Você é estudante ou professor? Então o Edublogs pode ser a melhor opção pra você. Edublogs é uma plataforma de blogs popular e amplamente utilizado por serviços de educação.
A plataforma Edublogs permite que você crie e gerencie blogs, personalize rapidamente seus projetos e inclua vídeos, fotos e podcasts de forma fácil e segura.
Fundado em 2005, o Edublogs possui cerca de 1.864.00 blogs em sua plataforma. O Edublogs é uma verdadeira comunidade educativa, sendo assim as Universidades de Stanford e Cornell University entre outras fazem uso desse serviço para fins educacionais.

Blog.com
É uma plataforma de blogs com todos os principais recursos das outras plataforma. Ao criar um blog nessa plataforma seu domínio será do tipo seublog.blog.com.
O Blog.com oferece soluções para que você possa criar um blog de graça e com um pagamento mensal serão adicionados alguns benefícios que apenas são disponibilizados para os membros pagos.

Livejournal
é um diário virtual que se orgulha de possuir muitos recursos que apenas são encontrados nas plataformas de blogs mais complexas.
No Livejournal seu blog poder ter múltiplos autores, permite comentários, calendários de postagens e enquetes.

Hubpages
É uma plataforma de blogs grátis muito útil e popular. O Hubpages é um dos 100 sites mais acessados da internet e permite até mesmo que você possa ganhar dinheiro com publicidade e marketing de afiliados.
Você não precisa de conhecimento técnico para utilizar esse serviço. Com o Hubpages é muito fácil publicar seu blog gratuitamente.

Essas são algumas opções, se você está começando agora aconselho a abrir uma conta em cada e ver em que você se adapta melhor.

Veja outros posts úteis para fazer um blog de sucesso.

Referências

Comentários