Quem devo seguir?

quem seguir?
Sei que este artigo não tem haver com criatividade, mas ao percebermos que a maioria de nossos visitantes do blog veem do Twitter, nos sentimos na obrigação de criar este pequeno guia de como proceder no Twitter. Essas dicas também podem servir ao Meme.

Vamos começar pela diferença básica entre Twitter e Meme
O Twitter se caracteriza por ser a Rede Social mais simples do mundo, e que deu certo justamente por isso. Nele você coloca o que você está fazendo ou assistindo ou pensando ou um link de algo que você acha que as pessoas poderiam gostar de ver. Outros sites podem incrementar seus recursos, mas a maioria das pessoas usa o básico.

Já o Meme, que pertence ao Yahoo!, e não é um microblog mas um miniblog, pois tem recursos padrões de colocar vídeo, imagens, música e textos com 2000 caracteres diretamente no corpo do post. Então os usuários costumam colocar fotos e vídeos acham interessantes. Raramente colocam o que estão assistindo ou se agora irão comer um hotdog, não é impossível, mas é raro.
É uma boa alternativa para quem quer ter um blog mas não conhece programação.

A essa altura você já percebeu que por mais que sejam redes sociais são rede de informações e diferentes de seus primos (Orkut e Facebook) você forma não uma rede de amigos, mas uma rede interessados e interessantes. Por isso há um apoio unanime de grandes empresas ao Twitter.

Já abri minha conta, e agora...
Agora você deve ter em mente algumas regrinhas básicas de como proceder sem medo e sem fazer feio.

Só quero falar de mim
Ótimo! Foi para isso que inicialmente que o Twitter foi criado, mas cuidado para não falar assuntos muito íntimos, ou se sua casa vai estar vazia no final de semana. É melhor até bloquear seus posts apenas para quem você deixa te seguir.

Quero que muitas pessoas me sigam
Procure colocar assuntos interessem as pessoas como colocar links, sua opinião sobre filmes e exposições, frases que você criou ou que leu em algum lugar, etc. Mas é importante você criar um tema e seguir fielmente a ele, como por exemplo: se falar de moda não queira falar de construção; se falar de futebol não queira falar culinária. Públicos diferentes podem não gostar de determinados posts que você coloca.
Outra coisa importante é divulgar seu twitter, pois se elas não souberem que você existe não saberão se te seguem ou não.
Outra dica não tão importante, é cuidar bem do visual do seu Twitter, ele pode ser decisivo para alguém te seguir.

Posso postar notícias antigas?
Existem notícias temporais e atemporais. Temporais são aquelas que valem só para aquele momento como a morte de um cantor ou uma exposição. As atemporais não tem data definida, portanto podem ser colocadas quando você quizer como o site de um artista plástico que você gosta ou o link de uma receita de bolo.

Posso repetir postagem
Com um determinado tempo até pode, pois hoje podem haver o dobro de pessoas que te seguem que no mês passado e elas podem não ter visto aquele post, mas não torne isso um vício.

Retweetar é legal?
Muito! Aliás você não é o único a falar coisas legais e outras pessoas podem gostar do que você retweeta. O Meme te dá a opção de comentar quando reposta, já no Twitter se vc quizer comentar é legal copiar, colar e colocar RT @"nome_do_usuário" na mensagem.

Devo dar créditos a quem deu uma notícias?
Por respeito e obrigação, sim. Mentira tem perna curta e vai ficar mal para você se alguém descobrir que o mérito da mensagem não é seu.

Devo seguir quem é retweetado?
Não, mas dê uma olhada no que mais ele escreve, talvez valha a pena.

Devo seguir quem me segue?
Não obrigatoriamente, mas assim como no caso anterior, não custa nada olhar o que a pessoa escreve.

Devo seguir as pessoas para sempre?
Não! Como dito no início, o Twitter é uma rede de informações e não de amigos, e se aquela pessoa não escreve mais coisas legais como antes, ou se você começou a seguir tanta gente que sua home tá difícil de ler e você resolveu fazer uma limpeza, não tem problema algum. Você só deve seguir aquilo que realmente interessa.
Da mesma forma, se alguém deixar te seguir não fique chateado, tome isso como uma auto análise para você melhorar seus posts ou então a pessoa deixou de se interessar pelos seus assuntos.

Tenho um blog, devo ter um Twitter?
É bom, mas além de twittar posts do blog, escreva no twitter outros assuntos relacionados ao tema do seu blog (esportes, cultura, trabalho, afins). Tem gente que prefere criar uma conta do Twitter só para o blog e outros preferem usar a conta pessoal para twittar assuntos do blog. Fica a critério do freguês.

Pensando bem só quero seguir.
Neste caso você está realmente correndo atrás da informação. Aconselho a procurar no Google, Bing ou Yahoo por sites e blogs que falem do tema que você gosta, hoje quase todos eles tem twitter e você pode segui-los a vontade.
E outro conselho é o uso do programa Tagg, ele usas as RSS de blogs e Twitter, assim você pode seguir várias pessoas sem precisar está logado. Veja também nossas listas, há boas sugestões lá.

Mais alguma coisa?
Sim! Além do Twitter e do Meme, para quem é fã do Google, tem o Jaiku, o nome é feio mas tem as vantagens de criar canais de conversas e colocar comentários nos posts. Nós estamos lá para que quiser seguir.

Espero que essas dicas ajudem. Se alguém tiver alguma dúvida ou alguma sugestão pode colocar nos comentários deste Post.

Obrigado.

Comentários

  1. Dicas preciosas, cara!

    ;)

    http://horadobrainstorm.wordpress.com
    http://andrevhmansano.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Blog cada vez melhor. Quero colaborar para a melhoria, então vai a dica: arruma lá no texto "haver=a ver" e "veem=vem". Ok? Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Demais o tutorial sobre o twitter!!!
    Parabéns!
    Já te sigo e acho ótimo seu Blog!
    Espero melhorar o conteúdo do meu twitter para ter a honra de ser seguido de volta! rss

    http://twitter.com/AngeloFrance

    Um abraço!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas pra quem está começando no twitter (:

    ResponderExcluir

Postar um comentário