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Identidade visual: por que toda empresa deve investir

A identidade visual de uma empresa é de extrema importância, pois mostra quem a empresa é e como ela atua no mercado, além de definir a imagem pela qual ela quer ser percebida pelos consumidores. É a primeira impressão passada para seu público e, por isso, influencia muito a opinião dele a seu respeito.
Este é um investimento que não pode ser adiado, já que quando o visual da organização estiver mal formulado ou mal comunicado, a empresa não transmitirá a credibilidade que precisa ter para conquistar o mercado.
Outro aspecto fundamental é ter um manual de identidade visual que vai informar aos clientes, fornecedores e parceiros como a marca deve ser aplicada em peças de comunicação, de forma que a marca corporativa – também chamada de marca institucional -, seja sempre apresentada de acordo com a imagem que a organização quer transmitir. Este manual garante que ninguém altere o padrão visual de sua marca, seja inventando novas cores, distorcendo letras ou imagens e passando uma ideia de amadorismo e inconsistência.
Criar a comunicação visual não é tarefa fácil, mas existem profissionais capacitados para isso. A identidade visual deve ter qualidade, com muita atenção para o logotipo, cores utilizadas, tipologia da letra, equilíbrio entre esses fatores e tudo isso criando valor, com originalidade e inovação, para que a empresa realmente se destaque em relação às demais. É por isso que as empresas procuram agências de comunicação e design e investem no desenvolvimento de uma identidade com quem tem a expertise para entender os propósitos e promessas de uma marca, traduzindo tudo isso numa identidade compatível.

Como fazer o consumidor se interessar e confiar na sua marca

Uma identidade visual de excelente qualidade tem que ser atraente aos olhos dos consumidores. Ela deve ser escolhida pelo seu cliente quando ele estiver procurando algo, seja um produto ou serviço. Ao contrário, quando a empresa não tem uma identidade visual estabelecida e de qualidade, ela passa a ideia de que não tem capacidade para caprichar no produto que será entregue ao cliente. Sendo assim, uma marca mais profissional faz com que seu consumidor se interesse e confie no seu trabalho. É assim que as empresas transmitem profissionalismo e valores.
As cores utilizadas levam o consumidor a associar o produto ou marca. Veja o exemplo da Nike, empresa conhecida mundialmente na área de materiais esportivos. Um simples traço em vermelho, laranja, preto ou branco nos remete imediatamente à marca. Da mesma forma, a Apple, de produtos eletrônicos, com sua maçã branca ou preta mordida. Certamente, estas marcas não seriam tão facilmente lembradas e consumidas se alterassem seu padrão de cor toda hora.
Aí que está a importância de ter uma marca forte e valorizada pelo consumidor. Não economize no esforço de manter sua identidade, principalmente quando há planos de expansão.

Você sabe quantas vezes as marcas mudaram suas logos?

Quando falamos em manter a mesma identidade visual, não estamos falando que, de tempos em tempos, a marca não precise de uma renovação. Isso é comum! Foi o que fizeram recentemente, o conhaque Dreher e o Senac. Por meio de pesquisas, ambos descobriram que suas identidades visuais não estavam transmitindo seus respectivos valores. Por isso, readequaram suas identidades de forma a transparecer modernidade, inovação, leveza e liberdade. Foi uma evolução!
Se você ainda tem alguma dúvida sobre identidade visual, conte pra gente nos comentários.

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