Exposição gratuita "O Dia Seguinte"

Entre 14 de outubro e 14 de novembro, acontece, no Museu Catavento, a exposição "O Dia Seguinte", que tem como foco a conscientização acerca da crise climática a partir dos centros urbanos. Patrocinada pela BB Seguros, e com entrada gratuita, a mostra traz espaços lúdicos e sensoriais para que o público possa experienciar os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências nas cidades.

"O apoio às iniciativas culturais é uma premissa importante para a companhia, sobretudo quando essas iniciativas trazem reflexões para um futuro melhor, como é o caso da mostra "O Dia Seguinte". Trazer a exposição para São Paulo e dar acesso à toda população de maneira gratuita é algo que nos orgulha muito", comenta Fábio Mourão, superintendente executivo Marketing e Planejamento Comercial, da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Para falar da relação entre cidades e clima, O Dia Seguinte usa dois pontos de partida: a cidade do futuro que queremos e a que não queremos, e com isso mostra como os modelos de desenvolvimento urbano impactam positiva e negativamente o clima, trazendo temas como infraestrutura, paz e segurança, saúde, igualdade de gênero, justiça climática, direitos humanos, segurança alimentar e energia como fatores a se refletir.

A vivência da exposição passa por cinco módulos que unem informações em projeções, pisos de led, telas interativas, animações, jogos e experiências empíricas a fim de pensar em como as cidades impactam o clima e como a mesma é um elemento transformador para a construção de um mundo sustentável.

"O Dia Seguinte" conta desde a história do aquecimento global, explicando como a Humanidade chegou até aqui, e apresenta soluções possíveis para a crise climática a partir das cidades. Atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os centros urbanos ocupam apenas 3% da superfície do planeta, mas consomem 70% de toda a energia gerada no mundo. "Acredito que precisamos repensar nosso estilo de vida como um todo, e o conhecimento é o primeiro passo das mudanças. Tendo informação, nós podemos escolher a cidade e o mundo que queremos viver. É esta reflexão que propomos ao longo da experiência na exposição", afirma Felipe Lobo, diretor da produtora Na Boca Do Lobo, idealizador e realizador do evento.


O que achou? Deixe um comentário.

Comentários