5 Dicas para criar seu portfolio online

Ainda hoje, com todas as redes sociais e os meios de comunicação que facilitam a divulgação de produtos ou serviços, um dos maiores problemas do Designer para conseguir trabalho está justamente em divulgar ou se destacar com o seu portfólio.
Por isso vou listar aqui cinco coisas que você pode fazer hoje pelo seu portfolio online, pois estou tentando fazer a atualização do meu e essa lista está me ajudando a contar minha história para esse ano.

1- Invista na apresentação.


Conte suas histórias e mostre o seu trabalho. Cuide dos detalhes do que você quer mostrar, faça a pessoa que está olhando o seu portfólio quase que sentir o seu trabalho através de texturas, cores, imagens e detalhes do projeto.

2- Não seja "Pato", seja mais objetivo


O pato anda, nada e voa, mas não é o melhor em nenhuma dessas coisas. Então é hora de pensar se é melhor a quantidade ou a qualidade? Uma coisa que o portfólio pode fazer por você é gerar clientes que você gostaria de atender este ano.
Se você quer atender trabalhos de identidade visual, coloque projetos relevantes de identidade visual. Se você quer atender clientes com design de embalagem, idem. E assim por diante.
Eu sei que é tentador colocar aquela ilustração que você fez porque ficou linda, mas se a sua intenção não é fazer ilustrações esse ano, talvez não seja necessário incluí-la na sua vitrine.

3- Faça do seu portfólio o seu shortlist


"Uau, posso colocar todos meus trabalhos para o dono da agência olhar escolher". É muito provável que ele escolha não ver seu portfolio.
As plataformas de portfólio lhe permitem colocar inúmeros trabalhos. Mas Portfolio não é álbum de família, portanto não precisa mostrar todos seus trabalhos. Segundo Eugênio Mohallem que escreveu o Manual do Estagiário. Você precisa classificar os 10 melhores e lembre-se de incluir projetos que mostrem um pouco das suas habilidades com certas metodologias e ferramentas.
Concentre-se em separar projetos para estabelecer como referência para a sua área de atuação. Lembre-se que o entrevistador é um cara muito ocupado e poderá NÃO ver todos seus trabalhos, mesmo que sejam muito interessantes.

4- Mockup para mostrar o melhor de você mesmo


Sabe aquele mockup lindo e bem feito? Compre ou baixe gratuitamente e personalize. Sim, personalizar o mockup pronto e deixar ele com um toque especial seu faz toda a diferença.
Deixar o mockup mais próximo da experiência que você quer passar para o seu futuro cliente é uma ótima ferramenta de captação de novos trabalhos. Use e abuse da identidade visual e deixe sempre o seu portfólio com a sua cara. Isso é uma forma de mostrar como você “faz design”.

5- Uma plataforma ideal para seus trabalhos


O ideal para profissionais é que o portfolio possa ser mais interativo e a própria plataforma em si já mostrar um layout inovador. Vale lembrar que não é apenas sobre o seu trabalho. É sobre como você consegue resolver o problema do cliente.
Imagine que seu possível cliente já veja em seu portfólio os recursos de design ele gostaria de ter nos trabalhos dele, isso facilitaria em muito a decisão de te contratar.

Porém, para criar um portfolio com design inovador, interativo e que lhe as ferramentas necessárias para mostrar todo seu talento, você precisará de uma plataforma a altura do seu talento.
Pensando nisso você poderá experimentar a já famosa Wix que é líder de desenvolvimento web baseada em nuvem com milhões de usuários em todo o mundo. Que facilita para todo muito criar uma presença online incrível e profissional. Pessoas e até agências promovem o seu negócio, mostram seu talento ou apenas testam novas ideias.
Wix é uma plataforma que tem tudo que você precisa para fazer gratuitamente, de alta qualidade e totalmente personalizado o seu portfolio.

Será que consigo usar essa plataforma?
Nem todos tem o conhecimento para criar um site visualmente atrativo, ou na maioria das vezes não tem tempo. Como por exemplo, um fotógrafo, um designer de logos, ilustrador, e afins; são pessoas inteligentes, mas seus conhecimentos não incluem necessariamente funcionalidades UX. É ai que você entra e pode usar todos os recursos disponíveis no Wix que tem inúmeras ferramentas e templates fáceis de usar para que pessoas com pouco conhecimento possam criar seu portfolio.
Já existem inúmeros profissionais que usam e abusam das ferramentas da Wix e você pode ver aqui alguns exemplos de portfolio.
Além disso, você pode usar a área do Sobre/About/Bio do seu portfólio para contar um pouco sobre você, sua trajetória, sua forma de trabalhar e suas informações de contato.
Portfólio é um processo, um documento vivo e em movimento. Deve refletir suas realizações e soluções criativas de cada cliente atendido.
Outra grande vantagem é que além de divulgar o seu belíssimo e moderno site, você também poderá divulgar em todas as suas redes sociais o seu perfil criado no Wix onde terá sua bio, seus trabalhos e o botão “entre em contato” para já começar a receber pedidos de projetos dos inúmeros usuários da plataforma Wix.
Hora de criar um portfólio melhor para este ano?
Gostou dessas dicas? Temos outras dicas de portfolio para você.

O que achou? Deixe um comentário.

Comentários