Ewaré Terra Sagrada

“Ewaré Terra Sagrada”, a memória cultural dos índios Tikunas em livro de Márcia Rebello
Márcia Rebello veio ao mundo para observar. Gostava dos detalhes e via com olhos minuciosos os outros ângulos de uma cena. Este traço de sua personalidade a fez descobrir a fotografia e as artes visuais como profissão e grande paixão durante toda a vida. Foi fotógrafa, editora de fotografia e editora de arte por mais de três décadas, tendo seguido uma carreira de destaque nos meios editoriais no Brasil. Viajou o mundo para estudar, ver e expandir o próprio olhar. Teve obras expostas na Europa e fez ensaios em lugares tão diversos entre si quanto o Deserto do Atacama e o centro de São Paulo.

Com tal riqueza imaterial, Márcia devolveu ao mundo seu conhecimento através das fotos e das palavras - ela dedicava-se a fazer diários, muitos deles relacionados aos temas dos trabalhos que realizava. Este livro lançado agora, “Ewaré Terra Sagrada”, traz toda a personalidade e a experiência de Márcia ao retratar o cotidiano e as paisagens da Amazônia e da tribo Tikuna.

Em viagem de barco pelas águas que dividem o Brasil da Colômbia e do Peru, Márcia captou a vida indígena e a beleza natural da floresta não apenas com cliques subjetivos, mas também através do diário de bordo que escreveu durante o trajeto. As descrições pontuais e simples do que via, a interação com as pessoas e as sensações estão todas tão claras em suas palavras que quase podemos sentir aquele frescor da mata que ela sentia.
“Ewaré Terra Sagrada” conserva muito do patrimônio histórico dos Tikuna, que formam a maior nação indígena do Brasil. Dizimados pelo avanço do homem branco em suas terras e cultura, esse povo tem no livro um acervo de valor inestimável para a conservação de sua história. A memória cultural promovida pela obra é um arquivo antropológico sobre a própria herança de nossos ancestrais nativos, os verdadeiros descobridores do Brasil.

Márcia Rebello realizou um sonho quando se jogou nas águas dos rios Amazonas e Solimões. Esta vivência a projetou para outros sonhos, como o deste livro. Ainda em vida quis publicá-lo, mas deixou a conclusão deste projeto para os filhos Aiuri Rebello e Flora Rebello e para o marido, Welter Arduini, produtores e publicadores de “Ewaré Terra Sagrada”.

Esta obra, lançada postumamente, é uma homenagem não apenas ao sonho da mãe mas também à memória cultural dos Tikunas. Peça de acervo para a história de nosso país, “Ewaré Terra Sagrada” expressa a simplicidade da vida daquele povo através da percepção humanista de Márcia, compondo uma bela imagem da linha fina que divide o azul do céu e o azul da água.

O livro é um lançamento independente, realizado pelos filhos, e estará disponível durante festa na Doc Foto Galeria (SP), na quarta-feira, 29 de março. Na ocasião, haverá também exposição de fotos que não entraram na edição, dando ainda mais margem ao universo da viagem. Aguardado por amigos, colegas e pesquisadores da cultura indígena, “Ewaré Terra Sagrada” terá parte da renda de vendas doada a associações indígenas.

Ficha Técnica de “Ewaré Terra Sagrada”:
Fotografias e texto: Márcia Rebello
Projeto gráfico: Hideki Matsuka, Marcia Benevento e Roberto Vergati
Diagramação: Mario Benevento Neto e Roberto Vergati
Edição de texto e preparação: Aiuri Rebello
Produção: Flora Saraiva Rebello Arduini
Produção e idealização: Welter Arduini e Márcia Rebello
Digitalização de imagens: Top Color - Bureau & Gráfica
ISBN 978-85-464-0214-4

Comentários