Qual é a diferença entre LPI e DPI?


O LPI é usado para indicar "Linhas por Polegada", também conhecido como tela em linha. É isso que uma gráfica usa para indicar a resolução de tela de meio-tom usada ao imprimir (consulte a gráfica para obter esse valor).

O DPI é usado para indicar "Pontos por Polegada" e é geralmente usado por dispositivos que não usam meia linha para indicar quantos pontos de tinta há em uma polegada (consulte o manual da impressora para determinar a resolução de DPI que será usada pela impressora).

Alguns aplicativos também usam o DPI para indicar a resolução de um arquivo. Entretanto, essa é a resolução de um arquivo, que não é composto por pontos físicos, mas que indica quantos pixels de altura por quantos de largura a imagem tem. Qualquer valor que contenha "por polegada" ou "por centímetro" só está relacionado a um dispositivo de saída, uma vez que ele se refere a uma representação física da imagem.

Uma indicação mais correta para a resolução de um arquivo seria em PPI (pixels por polegada), uma vez que ele está relacionado à saída. Um valor de DPI ou PPI em um aplicativo de edição de imagem, indicará quantos pixels há em uma imagem que será usada ao enviar para uma impressora ou dispositivo de saída para criar uma única polegada quadrada. Esse dispositivo de saída irá, então, utilizar seu próprio sistema de conversão para converter esses pixels em uma representação física.

É importante não confundir o DPI de uma impressora com o DPI ou PPI de uma imagem. Por exemplo, uma impressora de jato de tinta pode usar 1.440 pontos horizontais e 720 pontos verticais de tinta para criar um quadrado de tinta, mas requer apenas 200 e 300 pixels horizontalmente e verticalmente para a mesma polegada quadrada.

Uma regra comum de polegada é usar 300 DPI ou PPI para a resolução da imagem no aplicativo de edição de imagem, independentemente das configurações de LPI ou DPI que serão ajustadas na impressora. A exceção é ao exibir imagens em um dispositivo de exibição (como um monitor ou projetor) em que a resolução de 72 DPI é o padrão.

Em suma, ao determinar as configurações de DPI ou LPI para o software, consulte a gráfica responsável pela impressão ou o manual da impressora para determinar a resolução que será usada pela impressora (tanto em LPI quanto em DPI).

Comentários