O papel do Designer Gráfico

Você é uma daquelas pessoas que acham que a vida do Designer Gráfico é fácil, pois é só sentar em frente ao computador e deixar a imaginação rolar?
Se a resposta for sim, eu compreendo, pois até alguns dos meus melhores amigos dizem que minha vida é fácil, que não me canso e nem me estresso.
De certo modo até pode existir alguma razão, mas posso dizer que não é tão fácil assim. O Designer Gráfico tem uma vida dura!

O trabalho começa na chegada do briefing, onde o designer pensa: “Como resumir tudo isso numa frase, num conceito?” “Como tirar um norte a ser seguido por todo o projeto?”

Dar significado a peças gráficas é algo sério, pois é preciso saber o que usar num mundo de ferramentas. Na criação de um logotipo ou logomarca, uma empresa poderá comunicar muito ou simplesmente nada, já no conceito estético, saber usar cores, formas, alinhamento e imagens podem dar valores reais a uma marca, produto ou serviço.

Lógico que tudo tem suas medidas e pesos certos.
Conceito demais é prejudicial!”

De que adianta usar uma enormidade de ferramentas e talentos na formação de uma propaganda e ela não ser comunicativa, funcional e útil? O ideal é ser moderado no conceito, a não ser que o designer queira pendurar suas idéias na parede de um museu como uma obra de arte. Precisamos pensar muito no mercado e nas pessoas dentro dele. Por esse motivo um bom designer precisa estar no cotidiano das pessoas, comunicando e vendendo sem ser notado.

É desafiador, pois cada projeto tem suas particularidades, é preciso ser original, cada cliente tem um gosto e todos sabem que “gosto é gosto, não se discute”, o designer estuda o briefing, cria o conceito e quando o apresenta, o cliente quer mudar tudo. Nesse caso em especial, respirar fundo e contar até cem, tem sido de grande ajuda pra mim. (risos)

Em resumo, Miami ad School/ESPM definiu bem o papel do Designer Gráfico dizendo: Este é o profissional que recebe informações complexas e simplifica-as para que simples mortais possam entender. Transforma o caos em entendimento e que acima de tudo, faz com que a vida se torne mais simples e menos confusa, colocando beleza em tudo.

Então, continua achando que é mole a vida do Designer Grafico?
Deixe sua opinião noa comentários

Vi aqui

Comentários