11 Sites Brasileiros de Design para Seguir


Uma lista genial para você mergulhar em um mundo de criatividade e informação.
Você está precisando de um pouquinho de inspiração? Quer conhecer as novidades do mundo do design? Precisa aprender algumas técnicas? Então este post é perfeito para você.
O site Canva preparou uma lista com 10 sites brasileiros de design que você precisa conhecer. Essa seleção foi elaborada seguindo as dicas de sites oferecidas por membros da equipe do Canva no Brasil. Nós do Assuntos Criativos acrescentamos mais um.

Não importa se você é profissional, estudante ou entusiasta da área. Todos os sites desta lista oferecem conteúdos incríveis, para que você possa aprender, divertir-se e apreciar a arte do design.

Consuma sem moderação.

1. Assuntos Criativos

O portal Assuntos Criativos foi criado em 2009 e reúne uma quantidade incrível de conteúdo para um público ávido por novidades sobre cinema, infográficos, ilustrações, comerciais, decoração e humor.
São mais de 270 mil visitantes por mês, interessados no material de informação e inspiração da página. Nas redes sociais, o Assuntos Criativos se destaca pela presença com mais de 64mil seguidores no Twitter, mais de 40mil no Facebook e mais de 15mil no Pinterest..

2. Designerd

Para abrir nossa lista, escolhemos o Designerd. Fundado em 2009 por Guilherme Dantas, o portal é uma das referências brasileiras em conteúdo criativo. O objetivo inicial era apenas compartilhar conteúdo e mostrar para outras pessoas as páginas incríveis que estavam acumulando na barra de favoritos do autor. A ideia evoluiu… e muito!
Com milhares de visitas mensais e uma comunidade de mais de 300 mil seguidores no Facebook, o Designerd tem como meta inspirar e ser a fonte de atualização de designers, fotógrafos, ilustradores e outros profissionais. Missão cumprida a cada nova publicação.

3. Designers Brasileiros

Com um nome perfeito para divulgar e valorizar a cultura nacional, o Designers Brasileiros foi criado por Dalmir Junior em 2011. A publicação começou no formato blog, mas desde 2015 funciona como um portal.
O Designers Brasileiros abre espaço para várias especialidades de design (automotivo, editorial, embalagens, games, gráficos e interiores) e já foi mencionado várias vezes na lista dos 100 maiores blogs do Brasil. A ideia de trazer mais interação e novidades ao público artístico brasileiro é apreciada por mais de 100 mil seguidores só no Facebook.

4. Chief of Design

“Transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas, harmoniosas e funcionais.” Essa é apenas uma das propostas de David Arty, mente criativa por trás do Chief of Design. O site apresenta um conteúdo rico e interessante sobre web design, front end e design gráfico.
A abordagem das publicações do Chief of Design é muito didática, por isso o material também é útil para os iniciantes nas carreiras de artes digitais. O portal tem ainda uma área dedicada ao freelancing, com artigos e vídeos para profissionais da modalidade e informações para quem pretende começar a trabalhar por conta própria.

5. Design Culture

Milhares de artigos sobre design, artes, cinema, tecnologia, marketing e freelancing, acompanhados por uma legião de visitantes — são mais 400 mil seguidores apenas no Facebook. Quer mais? O Design Culture já recebeu prêmios e certificados nacionais e internacionais nas categorias Blog e Mídia de Design.
Esse é o tamanho do reconhecimento do trabalho de Iran Pontes e sua equipe, que transformaram o blog de design — fundado em 2012 — em uma plataforma completa, com cursos, seminários e muitas informações para profissionais e amantes da arte.

6. Bons Tutoriais

Alguns autores de blogs dizem “ah, tudo começou por acaso” ou “era só um diário”... bem, no caso do Bons Tutoriais, é possível dizer as duas coisas. Victor Brito — o fundador do portal — inseriu um vídeo no YouTube para ensinar um amigo a criar um álbum digital. Meses depois, a publicação já tinha mais de 20.000 visualizações e deu origem ao blog.
Desde 2008, o Bons Tutoriais oferece “uma pitada de criatividade, inspirações, campanhas publicitárias, editoração e muito mais”. Além de disponibilizar conteúdo voltado para o mundo do design, a página também conta com vários cursos grátis para os amantes da arte.

7. Zupi

Fundado em 2001, o Zupi é uma referência gigantesca na mídia especializada em criatividade. O portal, que possui 750 mil visitas por mês, é composto por uma equipe de São Paulo e um time de colaboradores de 25 países diferentes. A proposta da página é “fomentar, incentivar e registrar a produção de trabalhos autorais, mostrando o que há de melhor em termos de arte, design, ideias e tendências no Brasil e no mundo”.
O Zupi oferece um conteúdo completo: são milhares de artigos sobre arquitetura, design, cinema, colecionismo, cultura pop, fotografia, moda, música, publicidade, tattoo… a lista de temas é extensa. O sucesso do portal foi tão grande que deu origem à Revista Zupi, que desde 2006 oferece uma fonte impressa de conhecimento para milhares de leitores.

8. Sala 7 Design

As salas de aula das faculdades são verdadeiros depósitos de ideias incríveis… algumas se vão tão rápido quanto são elaboradas, outras se tornam realidade e encantam o mundo. Assim foi criado o Sala 7 Design: em uma típica conversa universitária do fundador Daniel Fabricio.
O Sala 7 Design possui uma equipe composta por profissionais e estudantes, que conseguem imprimir a essência jovem e criativa em cada publicação. Os temas das matérias variam entre arte, criatividade, design, decoração, eventos, fotografia, ilustração, tecnologia e tipografia.

9. Clube.Design

Criado pelo produtor gráfico Liute Cristian, o Clube.Design oferece um conteúdo especial para “ajudar as pessoas a descobrirem e desenvolverem uma profissão criativa”. São vários artigos, vídeos, tutoriais e cursos que mostram as experiências dos autores e ajudam o público a aprender mais sobre a carreira artística.
O conteúdo é dinâmico e a linguagem é extremamente acessível. Algumas das séries de publicações mais famosas do site falam sobre cores e tipografia, o dia a dia de freelancers e como se tornar um designer. Um prato cheio para quem sonha em iniciar ou aprimorar os conhecimentos no mundo do design.

10. Design on the Rocks

O portal Design on the Rocks foi criado pelo designer gráfico Domenico Eric Justo e envolve uma comunidade de leitores de respeito: são aproximadamente 50 mil seguidores e mais de 8 mil inscritos nas publicações.
Os números bem-sucedidos são fáceis de explicar: o site disponibiliza um material especializado em design gráfico, perfeito para quem precisa de uma inspiração diária ou simplesmente deseja apreciar as novidades do mercado.

11. Canva
Também não poderia deixar faltar o site que criou essa lista Original.
A missão do Canva é colocar o poder do design ao alcance de todos.
Tanto se você for um profissional experiente quanto se estiver apenas começando a explorar o mundo do design, com o Canva criar peças incríveis é fácil como nunca. Basta aproveitar nossa vasta coleção de layouts feitos por profissionais, que podem ser personalizados à vontade.
Explore os diferentes tipos de designs e documentos abaixo e comece a criar. Nossos modelos vão desde cartazes, panfletos e apresentações até convites de casamento e posts para redes sociais, passando por logotipos, banners, brochuras e muito mais. Solte sua criatividade e descubra como o Canva coloca o poder do design ao alcance de todos.

Comentários