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Aspirina dá dor de cabeça para a Almap

Campanha da Aspirina compara vídeos íntimos com dor de cabeça. Bayer repudia peça e atribui responsabilidade à agência de publicidade.

Após uma enxurrada de críticas na internet à propaganda da Aspirina, a agência publicidade brasileira AlmapBBDO anunciou nesta sexta-feira (24) que solicitou a retirada de todas as peças feitas para a Bayer e inscritas no Festival de Publicidade de Cannes. A campanha foi repudiada inclusive pelo anunciante, que atribuiu à agência a responsabilidade da veiculação.
Com isso, a AlmapBBDO pode perder dois Leões de Bronze conquistados nas categorias "Outdoo"r e "Print", nesta edição do festival.

A campanha foi classificada de sexista e machista, e criticada por supostamente tratar a filmagem não consensual e a divulgação de vídeos íntimos como uma "simples" dor de cabeça.
A criação, que recebeu bronze na categoria "Outdoor", é composta por 3 peças e, segundo a AlmpapBBDO, foi veiculada no país em mídia impressa e posters. O cartaz mais criticado estampa a mensagem: "Não se preocupe, amor. Não estou filmando isso.mov". Apesar do aviso, a inscrição ".mov" indica um formato de arquivo de vídeo.
Na véspera, a agência publicou uma nota em sua página no Facebook, dizendo que "não houve a intenção de tratar com indiferença abusos de qualquer natureza" e que ficaria atenta "para evitar o problema no futuro". O post, no entanto, acabou sendo apagado, após uma avalanche de comentários com críticas.

Veiculação paga pela agência

Em nota, a Bayer disse que a campanha foi criada com o objetivo de ser exibida no festival e que a veiculação foi paga pela própria agência. Veja o comunicado:
"Em relação à campanha publicitária criada pela AlmapBBDO para a marca Aspirina, a Bayer esclarece que a agência apresentou o conceito para a empresa no Brasil, assim como de outras campanhas que pretendia exibir no festival Cannes Lions deste ano. A veiculação foi de responsabilidade da agência a fim de atender os requisitos para submissão em Cannes.

A Bayer solicitou à Almap BBDO a descontinuidade da campanha bem como a divulgação, promoção subsequente ou adicional do anúncio."
Já a AlmapBBDO lamentou a polêmica e anunciou o pedido de retirada da peças e a devolução do prêmio.
"A AlmapBBDO lamenta que o anúncio de Aspirina, do nosso cliente Bayer, tenha causado constrangimentos e esclarece que não houve a intenção de tratar com indiferença abusos de qualquer natureza.

Repudiamos a prática de filmagem não consensual e qualquer espécie de violência ou invasão de privacidade. Ficaremos atentos para evitar o problema no futuro.

Por esta razão, já entramos em contato com a direção do Festival de Cannes e solicitamos a retirada imediata das peças de nosso cliente Bayer."

Campanha da Aspirina premiada em Cannes gera protestos de internautas (Foto: Divulgação)

Fonte g1.com

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