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8 maneiras de enlouquecer um designer


São coisas que enlouquecem mesmo!

1- Microsoft Office

Quando você tiver que mandar um documento para um designer gráfico, certifique-se que ele foi feito com algum programa do Office. Versão PC se possível. Se você tiver que mandar figuras, você terá mais chances de enlouquecê-lo; ao invés de apenas mandar um jpeg ou um raw de câmera digital, insira as figuras em um arquivo de Office como o Word ou Powerpoint. Não se esqueça de baixar a resolução para menos que 72 dpi, assim eles terão que contatar você novamente para pedir uma versão com a qualidade melhor. Quando você mandar a versão "melhor", certifique-se que o tamanho seja no mínimo 50% menor. E se você estiver enviando as figuras por e-mail, esqueça de anexá-los de vez em quando.

2- Fontes

Se o designer gráfico escolher Helvetica, peça Arial. Se ele escolher Arial, peça Comic Sans. Se ele escolher Comic Sans, ele já está 50% doido, então seu trabalho está 50% pronto.

3- Quanto mais melhor

Suponhamos que você precise de um designer para um jornal. Designers gráficos vão sempre tentar deixar espaços em branco em qualquer lugar. Margens largas, o alinhamento, o kerning do texto, etc. Eles vão dizer que eles fazem isso para facilitar a leitura e manter um visual limpo e profissional. Mas não acredite destas mentiras. Eles fazem isso para deixar o documento ainda maior, com mais páginas, e isto lhe dará mais prejuízos com a gráfica. Por que eles fazem isso? Porque designers gráficos odeiam você. Eles também comem bebês. Sem cozinhar, carne de bebê crua.

Então certifique-se de lhes pedir para colocar margens menores e um texto muito muito pequeno. Diferentes tipos de fonte também são uma boa pedida (e você ganha bonus se pedir Comic Sans, Arial ou Sand). Peça clipart. Peça muitas figuras (se você não sabe como mandá-las, veja o item 1). Eles vão tentar argumentar e defender as escolhas deles mas não se preocupe, no final, o cliente está sempre certo e eles irão acatar todos os seus pedidos.

4- Logos


Se você tiver que mandar um logo de um projeto particular para um designer gráfico, de um patrocinador ou parceiro por exemplo, certifique-se de que ele seja realmente pequeno e um gif ou jpeg de baixa resolução. Novamente, você ganha pontos se inseri-lo em um documento Word antes de mandá-lo. Agora você deve estar pensando que isto tenha sido suficiente mas se você quiser mesmo abalar a estabilidade mental de um designer gráfico, dê o seu melhor e mande uma versão do logo com um fundo que dificulte o seu recorte. Fundos pretos ou brancos devem ser evitados, já que são facilmente cortados com um layer style mais escuro ou mais claro no photoshop. Uma vez que o designer gráfico estiver trabalhando em um logo bitmap, diga-lhe que você precisa dele maior.

Se você precisa de um logo customizado, faça os seus próprios rascunhos em um guardanapo. Ou melhor ainda, deixe seu filho de 9 anos desenhar isso. Seu rascunho não pode demorar mais que 5 minutos para ficar pronto. Você não quer algo detalhado e fácil de ser entedido, porque quanto menos um designer entender o que você quer, mais mudanças ele terá que fazer no futuro. Nunca aceite o primeiro logo. Nunca aceite o nono, faça-o fazer várias mudanças, cores, fontes e clipart. Peça-lhe para adicionar uma foto no logo. Cantos. Gradientes. Comic Sans. E quando ele estiver em sua décima tentativa, diga-lhe que você gostou mais da segunda. Eu sei, isso é cruel, mas lembre-se: designers gráficos são a causa do câncer de mama entre as mulheres de meia-idade.

5- Escolhendo suas palavras

Quando estiver descrevendo o que você quer para um designer, certifique-se de usar termos que realmente não signifiquem nada. Termos como "jazz it up a bit"* ou "poderia tornar isso mais webístico?". "Eu gostaria de um design bonito" ou "Eu prefiro gráficos legais, gráficos que, você sabe, quando você os vê você diz: esses são gráficos legais." são outras opções.
Não se sinta mal com isso, você fez a coisa certa. De fato, é a sua obrigação porque todos nós sabemos que em noites de lua cheia, os designers gráficos se transformam em lobisomens.

* preferi não traduzir essa frase, acho q perde um pouco da graça xD

6- Cores

A melhor maneira para escolher as cores (porque você não quer deixar o designer gráfico escolher) é escrevê-las randomicamente em pedaços de papel, colocá-los em um chapéu e sorteá-las. O designer gráfico irá sugerir que você fique com 2 ou 3 cores no máximo, mas não. Escolha quantas cores você quiser e certifique-se de fazer o sorteio no chapéu na frente dele. Enquanto fizer isso, cante uma música bem chata.

7- Prazos

Quando for a sua vez de aprovar o design, relaxe. Não há pressa. Espere dois dias. Mais seis. Conforme o fim do prazo for chegando, contate o designer com mais correções e mudanças que ele tenha tempo para fazer.
Afinal, os designers gráficos são responsáveis pelos ataques do 911* (ou 190 aqui pro Brasil-sil).
EDIT: para não mudar o texto, esse 911 é na verdade sobre o 11 de setembro

8- Acabe com ele

Depois de aplicar todos os itens desta lista em sua vítima, faz parte da natureza humana (embora alguns irão argumentar se eles são humanos ou não) ficar um pouco inseguro. Conforme ele for percebendo que não pode satisfazer suas necessidades, o designer gráfico irá abandonar todas as suas esperanças de vencer uma discussão e irá fazer só o que você disser para ele fazer, sem questionar. Você quer aquilo em roxo? Então é roxo. Seis fontes diferentes? Claro!

Nesta altura dos fatos, você deve estar pensando que venceu, mas não se esqueça do seu objetivo: ele tem que desistir desse negócio. Então esteja pronto para o golpe final: Quando estiver em suas decisões finais sobre cores, formas, fontes, etc, diga-lhe que está desapontado com a falta de iniciativa dele. Diga-lhe que afinal de contas, ele é o designer e que ele deveria ser o cara que coloca sua experiência e seu talento no trabalho, não você. Que você estava esperando mais soluções e avisos sobre o design dele.

Diga-lhe que você está farto desta falta de criatividade e que era melhor você mesmo fazer o seus layouts no publisher ao invés de pagar por seus serviços. E aí está. Você deve ter um designer gráfico imobilizado em uma camisa de força em pouco tempo!

Vi aqui
Traduzido do blog ghisroy.com

15 comentários:

  1. hHUAUHAUHAHUAAHU! SENSACIONAL!

    We Love Comic Sans! NOT!

    A última minha foi ontem. O dono do açougue queria que chamasse Açougue Boi Feliz!
    O melhor, disse que a "logomarca" já tá pronta! Ele foi o google e pegou um desenho de um boi todo feliz e quer que coloque só escrito embaixo. detalhe: o desenho não é dele, tá com 45x45 e ele quer colocar em uma placa de 7x4 metros!

    Visite: http://finodemais.blogspot.com

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  2. É nunca imaginei que alguém tivesse a criatividade de colocar a imagem no word para depois enviá-la. Até o dia em que fui vítima disso... Aff matou cara ¬¬

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  3. Existe uma única frase que resolve esse problema todo:

    "Pode botar um chapéu engraçado?"

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  4. o texto é engraçado, mas enfatiza muito o fato da arial ser uma font ruim. quem estuda tipografia sabe que a arial é uma font melhor produzida que a helvetica, embora exista a mitificaçao em cima da helvetica.

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  5. nossa senhora se alguém fizer essas 8 etapas comigo eu ensino ela as 8 coisas do que um design gráfico MALUCO é capaz hahaha

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Ah, agora entendi porque eles perturbam, eles seguem perfeitamente esse manual!

    Tinha um projeto na facu onde precisavamos fazer um convite para as apresentações de Publicidade e Propaganda, o responsável, que era prof. de PP mandou que os alunos enviassem as marcas dos grupos e, teve o caso do Word...Mandaram o logo 30x30 (no máximo) dentro do word :D ai vc pedia "manda o vetor por favor" ai eles pegavam a mesma imagem do word, jogavam dentro do COREL e salvavam como CDR

    Não sabia se matava ou morria! haha

    Beijos

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  8. Fui fazer site para um amigo.
    1) Ele tirou fotos no fundo de casa da irmã dele
    2) Me mandou as fotos anexadas no Power Point
    3) As fotos ele fez questão de espremer para caberem no .ppt
    4) Começou a me mandar logos com fundo de praia, floresta, com a logomarca escrita numa fonte terrível
    5) Não me mandou texto, nem dados de contato e ficou me cobrando o site

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  9. Tudo verdade, tudo verdade. Por isso me afastei das gráficas.

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  10. Sim, e essa história que Arial é uma fonte melhor que a Helvetica, está mais por fora que bunda de índio.

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  11. Olha pessoal não tem como não se imaginar nessa situação mas como trabalho em grafica uma coisa que pode levar um designer a loucura é: o cliente te manda a arte em JPG com péssima qualidade e você pede a arte em CorelDraw ai o "amiguinho" pega o mesmo JPG medonho e joga dentro do arquivo CDR. ISSO É PRÁ CABAR

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  12. triste ><
    hauahuahuahuahuahuahauhaauh

    pior que te gente que faz isso

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  13. Esqueceu de comentar das versões do Corel uahauah! Eu já passei por todas essas fases, até que em certa ocasião convidamos o "cliente" para fazer parte da equipe, afinal ele era "o cara" kkkk

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  14. Já levantei da cadeira e pedi para ele sentar-se nela e terminar o projeto! Já trabalhei com clientes Co-pilotos, que querem sentar-se ao seu lado e ir dando as coordenadas! Este ao pedir para sentar-se e dar continuidade, pelo menos, nunca mais questionou nada mais do que eu Faço para ele.

    Também tem aqueles que lhe mandam ir ao site dedes, e pegar o "logozinho" que tá na cabeça do site! GiF 72Dpis com dimensões extremamente pequenas!

    Depois ainda liga perguntando: E aí...deu certo, conseguiu pegar? É mole.
    Não deixem de ler este post "A Importância de Ter Sua Logomarca Vetorizada" http://migre.me/h4ZpZ Ou LOGOTIPO que é o termo mais usual!

    Parabéns pelo texto ficou ótimo!

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