Decoração tecnológica aliada ao design

Casas inteligentes: quando o design de interiores transforma a tecnologia em aliada!
Imagem: Pixabay

Quanto mais o tempo passada, novos recursos decorativos surgem no mercado de decoração. E cresce cada vez mais a ideia de que a funcionalidade é secundária à estética tecnológica. Os consumidores, principalmente os millennials, estão mais dispostos a gastar seu dinheiro em objetos decorativos de alta tecnologia que atraem seus sentidos visuais enquanto satisfazem o desejo de fazer parte – e até de possuir – itens de tecnologia “futurista”.

Assim, à medida que o mercado de interiores de residências cresce rapidamente, o setor também está investindo mais para desenvolver produtos inovadores adotando a IoT (Internet das coisas), com termos como 'ITerior' e 'IoT-terior' em seu layout. E essa mudança nos produtos domésticos fornece aos consumidores um senso de status elevado e oferece às marcas uma nova saída para o desenvolvimento de peças de decoração com foco em tecnologia.

Embora design e tecnologia de interiores sejam conceitos que normalmente não são discutidos, o surgimento de aparelhos domésticos inteligentes está levando mais designers a incorporar um foco digital os elementos de design.

Transformando espaços tradicionais em casas de alta tecnologia

E embora a ideia de conectar eletrodomésticos como TVs, fogões e geladeiras à Internet não seja uma notícia inovadora, o potencial de impulsionar o setor de decoração de interiores com tecnologia inteligente está alimentando o crescimento da IoT, algo que já é realidade em alguns imóveis em São Paulo.

Assim, a demanda por residências inteligentes permite que as pessoas criem um equilíbrio flexível entre vida profissional e útil que seja útil para todas as idades. Por exemplo, a principal gigante de móveis e eletrodomésticos, a IKEA, lançou recentemente um moderno sistema de iluminação inteligente que se conecta a tablets e dispositivos móveis.

Enquanto isso, a HiCan desenvolveu um colchão inteligente que combina os elementos de entretenimento, gerenciamento de saúde e conectividade. Quando a tecnologia vestível e os aparelhos de cozinha são combinados, a capacidade de desligar o fogão a caminho do trabalho pode melhorar os níveis de segurança para as famílias.

A internet das coisas e os produtos de decoração

Por trás dos produtos da moda em decoração estão cada vez mais surgindo serviços. Eles são desenvolvidos de maneira incrível, de modo a se conectarem a eletrodomésticos num sistema de controle doméstico inteiro. Este serviço permite que os usuários decorem suas casas enquanto estabelecem um novo ambiente de IoT.

De fato, as casas equipadas com IoT são capazes de controlar o calor via smartphone ou assistente virtual, ligar / desligar luzes com Wi-Fi e iniciar a panela de pressão a partir do seu smartphone, por exemplo – e o usuário pode fazer isso de maneira simples, mesmo se estiver na estrada e muito antes de adentrar em sua cidade, somente visualizando os apartamentos em São Paulo. Quando chegar em casa, sua comida já estará praticamente pronta! Incrível, não é mesmo?!

E isso vale para decoração com luzes, que podem acender de maneira automática ou também sob o comando do smartphone. A lareira pode ser acessa remotamente em um dia frio, bem como as janelas e persianas podem ser abertas e fechadas a um simples comando via celular!

Como a principal tendência nos anos passados em IoT foi sobre segurança e eficiência energética, os próximos 5 anos provavelmente estarão focados no "como" de tornar a sua casa relaxante e com um design funcional e extremamente bem projetada através de uma decoração inteligente.

Investir em tecnologia traz outras vantagens também

Além de dar aquela caprichada no visual da sua casa, investir na Internet das Coisas afetará como as famílias interagem com o espaço ao seu redor, bem como o que seus aparelhos têm a oferecer para seu conforto e de toda a sua família de um modo que você não pode ter imaginado.

A importância dos dados coletados pelos produtos da IoT pode fornecer uma variedade de vantagens, como detectar quando uma seção da casa está com defeito ou com necessidade de manutenção, por exemplo, demonstrando no visor do seu celular qual é o aparelho ou ponto da casa que merece atenção. Ou ainda, solicitar para apagar as luzes do quarto que foram esquecidas ao sair rapidamente de casa!

Isso ajuda a dar às empresas de seguros a confiança em suas decisões de cobrança de taxas – que podem ser bastante reduzidas por meio dessa tecnologia, pois a assertividade para resolver e evitar sinistros acaba sendo absolutamente eficiente! Além do mais, este tipo de ação pode valorizar bastante uma propriedade, incrementando o no valor de uma casa no mercado imobiliário.

Em linhas gerais, investir em uma decoração tecnologia pode não apenas ajudar na incorporação do uso da internet e da tecnologia ao design da sua casa, mas como também ajudará a economizar dinheiro devido ao uso de tecnologia com eficiência energética de luzes, diminuição de custos e um novo patamar para negociação imobiliária.

Com novas tentativas de trazer as tendências da IoT e do design de interiores para a mesma plataforma, a decoração de interiores fornecerá não apenas estética, mas também funções inteligentes que tornam uma casa confortável e conveniente. Afinal, as casas inteligentes são uma tendência que visa melhorar a vida cotidiana dos consumidores ao redor de todo o mundo – e essa tendência está chegando com tudo ao Brasil.

Que tipo de smart-objetos já existem no mercado de decoração?

Em relação a dispositivos físicos mais simples, podemos citar sensores, atuadores, displays e medidores que são geralmente o que o consumidor compra facilmente em uma loja de eletrônicos local ou online.

Para itens mais robustos, podemos citar um refrigerador inteligente, uma lâmpada inteligente ou um sistema de alarme residencial inteligente. Também podemos citar, para quem tem mais poder aquisitivo, os sistemas HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), que dispõe de válvulas e sensores para ativar conforto térmico a um ambiente.

Um dos desenvolvimentos mais empolgantes do mundo da IoT é que o custo dos componentes é e continuará caindo drasticamente nos próximos anos. O custo da conectividade e o custo da segurança também diminuirão. O fato de todas esses itens tecnológicos liberarem uma enorme quantidade de dados/informações permitirá que as empresas usem dados em tempo real, pois são capturados por milhares, milhões e até bilhões de dispositivos.

Esse é para nós o verdadeiro impacto real da inserção da tecnologia em itens de design de interiores, pois permitirá que novos modelos de negócios e novos mercados sejam uma realidade!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Comentários