Produza energia em casa, e ganhe com isso


A revolução energética no Brasil está começando, e agora você pode produzir energia limpa e sustentável em sua casa, ganhar créditos energéticos e reduzir, ou até zerar sua conta de luz!

Esta ótima novidade vem da aprovação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) de um conjunto de regras que irá permitir a microgeração (até 100KW) e minigeração (de 100 KW a 1MH) de energia. Ficou difícil? Então vamos simplificar: Agora você pode ter um meio de gerar energia na sua casa, que estará ligado também a rede elétrica convencional, e toda a energia que você produzir a mais do que precisa, entrará na rede de distribuição comum e fará o relógio de medição de energia "rodar ao contrário".

Vamos pensar em um exemplo prático: Você instalou painéis solares na sua residência e durante o dia, esses painéis vão alimentar sua casa e a sobra energética será direcionada ao sistema convencional, gerando créditos. Esses créditos serão usados no momento em que você usar o sistema convencional novamente. No caso dos paines solares (sistema fotovoltaico), que só geram energia durante o dia, os créditos serão usados durante os períodos de pouca iluminação ou a noite.

Esta regrá é somente aplicável a modelos de geração de energia incentivados, que são: Eólica, Hidráulica, Solar, Bio Massa e Co-geração de Energia.

Isso se chama Geração Distribuída e esse sistema de “troca de energia” entre consumidor e distribuidora de eletricidade não prevê compra de energia; mas sim o armazenamento dos créditos energéticos, por um período de até 3 anos. Ou seja, o foco da regulamentação não é a criação de micro usinas de venda de energia elétrica (como aconteceu em vários países, principalmente na Europa), mas a possibilidade do consumidor ser também gerador da sua própria energia (como acontece nos Estados Unidos).

Uma ótima notícia para a independência energética do Brasil, e de cada cidadão Brasileiro. São projetos assim que nos aproximam de um presente mais sustentável, econômico e justo. Todos ganhamos com isso! Não vamos esquecer que nossa vida está cada vez mais conectada em sistemas elétricos, e os carros elétricos estão chegando por ai... não será muito bom "encher o tanque de energia" sem gastar nada?

Vi no Blog do Magri

Comentários