Um contêiner para morar



Sustentabilidade. Essa palavra já faz parte do nosso cotidiano, porém intriga uma série de pessoas quando faz parte da pergunta: Como podemos viver sustentáveis?
Contêiners podem ser uma das respostas

A sustentabilidade está ligada a capacidade de se sustentar dentro de um sistema fechado, sem a necessidade de recursos externos, no caso do ambiente, sustentabilidade é a “arte” de utilizar ideias e processos que reutiliza, reaproveita ou possibilita a construção ou produção, sem a necessidade da extração de novas matérias-primas. Todos sabem que a construção civil exige uma grande quantidade de materiais naturais, como areia, água, madeira, pedras e por ai vai, mas será possível construir, reduzindo o consumo deste tipo de material? A resposta é sim! E a solução é no mínimo genial.



Contêiner! O reaproveitamento de contêiner na arquitetura contemporânea vem sendo feito com sucesso. Com característica modular e geométrica dos contêiner, a criação de casas parece uma brincadeira com peças de lego gigantes. Mas são casas de verdade que estão sendo construídas a partir de contêiner que passaram anos transportando mercadorias de um porto a outro, e já sem utilidade comercial, viraram sucata.
 


Nem sempre o barato sai caro, as vantagens são notáveis: custos menores e tempo de obra bastante reduzido além de ter como ponto de partida valores socialmente corretos como a reciclagem e a sustentabilidade. A ideia se estende também para as construções comerciais.



A tendência se firmou nos estados Unidos e em países da Europa. Agora, acaba de chegar ao Brasil, onde encontrou um espaço pouco explorado no que se refere à mecanização e pré-fabricação na construção. Exemplo disso é a arquiteta catarinense Lívia Ferraro, autora do projeto Ferraro Container Habitat e começou a vender seus primeiros projetos. Por conta da geometria e facilidade de manuseio, a casa contêiner pode facilmente ser adaptada para receber painéis solares, sistemas de captação de aguá de chuva e tratamento de detritos. Também é possível respeitar os desníveis de terreno, acelerando processos de terraplanagem, e facilitando a a criação de áreas verdes. Feitos de metal, além de suportar cargas de até 65.000 Kg, é resistente a água e a incêndios.



O contêiner já foi usado de dormitório para os soldados americanos, durante a campanha da Europa na segunda guerra, e provou ser resistente as intempéries do clima. Após o conflito, sua utilização para cargas se tornou um padrão, e os milhares de contêiners fabricados para as tropas, viraram o símbolo das empresas de logística.



Hoje o contêiner é uma ótima alternativa para construções. Com bom gosto e tecnologia é possível fazer maravilhas e ajudar o mundo e o seu bolso. A Isolação térmica pode ser feita com lã pet, que tem como matéria-prima garrafas pet, invenção que levou o premio “Planeta Casa 2010”.



Vi no Blog do Magri

Comentários