Designer turco cria ‘árvores’ a partir de garrafas PET

Projeto de Hakan Gürsu promete maior produtividade de plantas em um espaço físico reduzido.

Iniciativas sustentáveis são sempre bem-vindas. O projeto desenvolvido pelo estúdio turco Designnobis é uma delas e apresenta-se como um sistema de jardinagem vertical, que permite o cultivo de diversos tipos de plantas e flores em espécies de contêineres feitos a partir de garrafas PET recicladas.

Ideal para que vive em grandes centros urbanos, a Pet-Tree surge assim como uma alternativa prática, sustentável e que ocupa pouco espaço. Por ser vertical, a Pet-Tree possui uma capacidade de produção aproximadamente 75% maior do que uma horizontal – considerando o mesmo diâmetro.


As garrafas PET são cortadas pela metade e passam a ser utilizadas como vasos. Feita de plástico e aço inoxidável, a estrutura também conta com um sistema hidráulico que reutiliza a água da chuva e, por meio de gotas de água, mantém as plantinhas sempre bem hidratadas. Além disso, a Pet-Tree permite que pessoas que gostem de consumir produtos orgânicos possam plantar e colher seus alimentos no jardim de sua própria casa.

Elaborada pelo designer turco Hakan Gürsu, a Pet-Tree ganhou o International Design Awards em 2010.


Vi aqui

Comentários