Canais brasileiros sobre design no Youtube

Esta lista foi criada no Blog do Walter Matos, um designer que eu já conhecia seu ótimo trabalho no YouTube.
O texto abaixo também foi escrito por ele.

Apesar de existir uma enorme variedade de conteúdo sobre design gráfico na internet, é relativamente difícil encontrar estes materiais em formato de vídeo e, principalmente, em português.
O Youtube está repleto setores que geram audiências gigantescas por canal, mas são poucos os canais de design que conseguem relativa expressividade.
Na minha opinião, um dos fatores que contribuem para essa carência está na falta de estímulo para ambas as partes – para o designer que procura conteúdo e o designer que produz conteúdo.
Foi pensando nisso que decidi fazer uma varredura no Youtube em busca de canais que podem ser úteis, cada um à sua maneira, aos designers gráficos e aspirantes. Infelizmente e, como já era previsto, depois de 5 dias de pesquisas e consultas com leitores e amigos encontrei poucos canais com frequência, volume ou variedade suficiente de vídeos relacionados diretamente a design gráfico.
A maioria ainda prioriza tutoriais de ferramentas, o que não é necessariamente ruim mas não reflete a totalidade do que é design. Ainda assim, em alguns destes canais é possível encontrar dicas interessantes sobre criatividade, processos ou qualquer outro assunto que possa ser útil especificamente a você, seja pelo setor no qual você atua, pelo momento profissional que você vive ou pela sua preferência de estudos.
Fique à vontade para tirar suas próprias conclusões e espero que encontre o que precisa.

Clique no nome do canal para se inscrever. Se conhecer outros canais coloque nos comentários.

Assuntos Criativos

Este é o nosso canal no YouTube com tutorial e comerciais que fizeram história na publicidade mundial.

Walter Mattos

E claro, não poderia deixar de indicar meu próprio canal. Nele você encontra uma variedade de assuntos relacionados a design, como grids e proporções, análises de designs, design de marcas, reflexões e tutoriais de ferramentas, como Illustrator e Photoshop.

AE Dicas

Canal de Motion Graphics focado em After Effects, apresentado por Adriano Dorow. O canal possui uma variedade bastante significativa de assuntos, como dicas sobre uso de cores, animação e efeitos especiais.


Amarelo criativo

Neste canal a designer Thalita Lefèr oferece um conteúdo descontraído e apresenta, entre outras coisas, assuntos como relacionamento com cliente, experiências profissionais e dicas para freelancers.

Anticast

Canal oficial do site Anticast, um podcast sobre design, comunicação e cultura.

Bons Tutoriais

Canal com foco em tutoriais de Photoshop, web design e ferramentas em geral. O canal também possui cursos completos, útil principalmente aos que nunca tiveram contato com as ferramentas.

Brainstorm Tutoriais

Canal de edição de vídeos apresentado por Mateus Ferreira. Além de dicas de edição nos softwares After Effects, Adobe Premiere e Sony Vegas, é possível encontrar reflexões sobre profissão e dicas específicas para Youtube.

Bruno Ávila

Um dos mais antigos produtores de conteúdo sobre design gráfico no Brasil. Atualmente o canal está bastante focado em empreendedorismo, mas ainda é possível encontrar dicas específicas sobre design por lá.

Corporação Criativa

Canal apresentado por Rafael Costa, focado em transmitir fundamentos e conceitos de tipografia, caligrafia e lettering.

Chief of Design

David Arty apresenta uma série de entrevistas e dicas sobre web design.

Choco la Design

Canal com perguntas e respostas, bate-papos e dicas para designers freelancers.

Clube do Design

Atualmente um dos maiores canais diretamente relacionado a design gráfico no Youtube. Apresentado por Liute Cristian, o canal oferece uma grande variedade de assuntos, que vão desde tutoriais e cursos de softwares a dicas de impressão.

Criação Tática

Sergio Marques oferece um canal descontraído com dicas sobre produção e edição de vídeos.

Curso em vídeo

Apresentado pelo professor Gustavo Guanabara, este canal oferece dicas e cursos completos sobre lógica e programação, HTML e Photoshop.

Daniel Spacof

Canal com foco em tutoriais de Photoshop e Corel Draw. Nele também é possível encontrar algumas dicas sobre fundamentos de design.

DD Tutoriais

Canal com grande variedade de tutoriais e cursos completos de softwares, como Indesign, Blender 3D, Cinema 4D e Corel Draw.

Desenheiros

Apesar do foco em desenho, é possível encontrar dicas úteis aos designers, como harmonia de cores, perspectiva e conceitos de ilustração.

Design Blog

Apresentado pelo designer Canha, este canal, que recebe o mesmo nome do seu extinto blog, até então possui poucos vídeos mas já é possível extrair conteúdos interessantes, como processo criativo e princípios de design.

Design Culture

Canal com tutoriais de softwares e vídeos no formato de vlog explorando diferentes aspectos do design gráfico.

Designerd

Apresentado pelo organizador do Confred, Guilherme Dantas, o canal possui apenas dois vídeos, mas com perspectiva de novas publicações.

Dicas do Greb

Canal com dicas e tutoriais sobre Corel Draw. Nele você encontra assuntos como criação de mandalas e vetorização de logos.

Felipe Melo Guimarães

Canal com dicas de empreendedorismo, marketing e design.

Ferreira Studios

Canal apresentado por Leonardo Ferreira, com foco em tutoriais e dicas sobre design, programação e edição. O canal é organizado por playlists que facilitam bastante a pesquisa de conteúdo por lá.

Hebe Design

Canal oficial do Blog da Hebinha e da fanpage Hebe Design, apresentado por Guilherme Encinas. O canal ensaia uma série de conteúdos com dicas sobre carreira e monetização.

Heber Simeoni

Atualmente focado em vídeos no estilo vlog, porém, é possível encontrar tutoriais de After Effects, Adobre Premiere, Adobe Indesign e outras ferramentas utilizadas por designers gráficos.

I3C3

Canal apresentado por Lucas Fernandes oferece coberturas de eventos, reviews de produtos e assuntos relacionados à revista Design Magazine Brasil.

João Faraco

Um dos canais de tutoriais mais antigos que conheço. A frequência atualmente é baixa, mas é possível encontrar algumas dicas bem interessantes de Illustrator por lá.

Metapix

Apresentado pelo designer e professor Lula Rocha, este canal é uma extensão do site de mesmo nome, onde você encontra cursos completos sobre Photoshop, Illustrator e Indesign.

Muca Vianna

Canal com dicas e tutoriais de Photoshop e Cinema 4D.

Pedro Aquino FX

Tutoriais com foco em After Effects. No site oficial Pedro Aquino também oferece cursos completos.

Pedro Panetto

Neste canal o designer gráfico e de produto Pedro Panetto apresenta reviews de livros e aborda assuntos variados, como design de marca e dicas para freelancers.

Photoshop para iniciantes

Apesar de não ter foco em design, neste canal Alisson Pawilak oferece dicas que podem ser úteis para estudantes que ainda estão se familiarizando com o Photoshop.

Sebastiany Branding

Apresentado pela equipe de uma referência em branding no país, o canal oferece dicas sobre posicionamento, naming e outras questões relacionadas ao universo das marcas.

Ton Rangel

Canal com experiências pessoais e dicas profissionais relacionadas à vida como freelancer.

TutorialMaster

Canal com a proposta de abordar assuntos relacionados a web design, motion design, Photoshop e tecnologia.

TV Ensinar

Canal com proposta de oferecer treinamentos em design e desenvolvimento.

UI Lab School

Iniciativa dos irmãos Wellington e Willian Matiola, o canal tem a proposta de oferecer cursos e workshops na área de User Interface Design.

Avctoris

Apresentado por Rudinei Modezejewski, o canal tem a proposta de ajudar profissionais de diversos setores a protegerem os direitos autorais de suas criações.

Breno Bitencourt

Um mix entre artista e designer, Breno Bitencourt possui um canal com baixa frequência de publicação, mas que vale a pena conferir – não só os vídeos como seus projetos de design.

Bruno Santana

Apesar de ter um canal e um curso focado em ilustração, Bruno oferece dicas que podem ser úteis aos designers que trabalham com o Corel Draw.

Filosofia do Design

Extensão de um blog de mesmo nome, o canal possui poucos vídeos e baixa frequência de publicação, mas vale a pena conferir.

Isis Marques

Apesar do conteúdo em inglês e da baixa frequência de uploads, a designer brasileira Isis Marques apresenta reviews e dicas interessantes relacionadas à ilustração.

Ricardo Araújo

Neste canal, o designer português Ricardo Araújo oferece tutoriais e dicas de softwares como Photoshop, Illustrator e After Effects.


Não deixe de ver também nossa lista de páginas criativas no Facebook

Comentários