11 Blogs de Design que você precisa conhecer


A famosa receptividade do brasileiro tem tudo a ver com o design. Derivando do inglês – significando (planificação, propósito, objetivo, intenção, projetar, simular, esquematizar, planificar) – nós daqui do Brasil recebemos muito bem este conceito e, desde então, vamos aos poucos quebrando os estereótipos criados sobre esta ciência (como “designer só desenha!” e outras besteiras) conforme lançamos, no mercado, vários profissionais talentosos deste segmento; tais como, no campo da ilustração, Adhemas Batista e Anna Anjos, por exemplo.

E como surgiu o design? Bem, poderíamos considerar sua história a partir dos primeiros instrumentos para caça, de preparação de alimentos e para combate que o homem conseguiu criar, por exemplo. Estar em vantagem na natureza envolvia possuir um apetrecho com local específico para segurar, que possuísse leveza e equilíbrio entre as partes; porém é comum dizer que seu surgimento é reconhecido no momento em que virou uma ciência.

O que queremos dizer no fim das contas é: para você analisar algumas artes com sensatez e conseguir compreendê-las com em sua totalidade, precisará considerar não só seus momentos históricos e as referências nela contidas (para assim projetar na atualidade que você vê), mas também o que se faz atualmente. Portanto abaixo tem uma lista de onze blogs e sites que você não pode se dar ao luxo de não conhecê-los – que foram ordenados chamando atenção para a característica que mais se sobressai em cada trabalho!



A Zocprint pretende alterar os paradigmas da prestação de serviços gráficos e de marketing para microempresas, profissionais liberais e pessoas físicas no Brasil, marcada pela exigência de grandes volumes de impressão e de confecção da arte pelo cliente.
A Zocprint é a maior gráfica online do Brasil, disponibilizando produtos gráficos como: cartão de visita, material de divulgação e papelaria. Oferecendo produtos gráficos de alta qualidade de impressão gráfica com acabamentos sofisticados. Disponibilizam também uma grande variedade de opções de artes já prontas sem custos adicionais, além de termos a opção do uso da própria arte para personalizar os materiais desejados, e os clientes conseguem ter o orçamento e atendimento online instantâneo.


O Assuntos Criativos nasceu em julho de 2009 como um hobby e em menos de um ano tornou-se referência de criatividade para milhares de pessoas na web.”
Outro da série ‘o nome prenuncia’. Assuntos Criativos é o site que notavelmente preza por incentivar seus leitores a criar com personalidade e confiança – e assim se vale de uma home cheia de estilo e posts que provocam esta veia; deste modo, até que não é designer fica com vontade de fazer algo diferenciado!


O portal Zupi procura mostrar o que existe de melhor na arte, design, propaganda e ilustração contemporânea, no Brasil e no mundo. É um espaço para mostrar os projetos e experiências de artistas, designers, fotógrafos, grafiteiros, motion designers, estúdios e agências de propaganda.”
Com ares até vanguardista, Zupi é o portal voltado às tendências, sejam elas em trabalhos fotográficos, tattoos, artes plásticas, design no mundo digital, etc. O visual deste portal, por si só, é muito informativo e transmite um ar de praticidade. Interessantíssimo de se ver, muito bom de navegar!


Choco la Design significa ‘caminho para a iluminação criativa’. Dando mais sentido, podemos dizer que é o momento onde as ideias se encaixam e surgem para a solução de um problema”.
De fato, este blog, dentre outras características, elucida mais fortemente a categoria inspiração, já que seus posts são ao mesmo tempo informativos e motivadores, o que faz com que o leitor se sinta motivado a sentar e deixar que ideias fluam no dia a dia!


Na maioria do tempo, somos estudantes. Na sala de aula foi onde surgiu a ideia, é onde passamos grande parte do tempo, um lugar de aprendizado. Estar na sala significa que você está buscando conhecimento; é isso o que queremos do blog”
Com este espírito de aprendizado, o Sala7Design é um site que compila ao formato minimalista uma série de posts (que ficam muito bem visíveis para o leitor logo na home)os quais procuram antecipar tendências que virão, exibindo momentos e movimentos que até causam aquele gostoso estranhamento – mas só por enquanto!


Blog sobre design, design gráfico, web design, design editorial. Disponibilizamos ferramentas, tutoriais, links úteis e noticias. Tutoriais de Dreamweaver, Fireworks, Photoshop. Designers Brasileiros é um blog com o intuito de ajudar os Designers Gráficos e os Web Designers com ferramentas, tutoriais e noticias!”
Este blog já tem aspectos totalmente diferentes dos outros. Mais sóbrio, sem clicar em qualquer matéria você já tem a impressão de que está adentrando a um espaço de empreendedorismo e consulta. Se deseja projetar coisas e não sabe muito sobre estes bastidores, por exemplo, clique no link que se segue e aprenda muito!


Ao longo do tempo, várias parcerias foram firmadas e cada vez mais pessoas conheciam o blog. Apesar de ainda haver muito para crescer, o Designerd vem aumentando a cada dia, e nossa expectativa é que esse aumento nunca pare.”
Como o nome já anuncia, este portal trata o conteúdo nerd com todo o respeito que merece, uma vez que surge de mentes antenadas e dispostas a traduzir momentos mais undergrounds de relações entre pessoas e expressões artísticas. Conforme a estereotipagem do ‘nerd’, é um site que agrega muita inteligência e disposição quando o assunto é informar e fazer acontecer.


Eu estava tentando ensinar para ele como fazer o álbum, todos os dias que ele tentava fazer e não tinha êxito, então ele sempre voltava para perguntar como é que se fazia, isso começou a ser freqüente, em pouco tempo fiquei sem paciência de explicar tanto, logo pensei ‘Véi, na boa! Vou fazer um tutorial em vídeo, colocar no YouTube e mandar pra ele!’”
O intuito deste site é bem nítido: te ensinar uma porção de coisas e tornar incrível no que estiver proposto a aprender com eles. Por isso, visite logo Bons Tutoriais e veja os muitos tutorias muito bem preparados e explicativos.


O projeto Clube do Design surgiu como uma alternativa para todos que gostam de design e querem se aprofundar nesta área aprendendo suas teorias e a utilizar na prática os aplicativos de edição profissional mais difundidos no mercado.”
Aqui você lerá e verá muitos artigos que nortearão seu trabalho, caso você se encontre um pouco perdido nos limiares existentes entre teoria e prática. Se esta for a situação, agradeça por conhecer o Clube do Design.


O Cutedrop surgiu em 2009 como uma oportunidade de compartilhar ideias relacionadas ao Design e armazenar links interessantes. Porém, em 2010, o blog começou a ganhar mais espaço na rede e servir como um laboratório criativo.”
Os idealizadores do Cutedrop conseguiram, com extrema maestria, fazer uma junção saudável entre diversão e design sério. A brincadeira não é aprender a fazer qualquer coisa, e sim tomar contato com artes nada sisudas. Desenhe e projete sua leveza!


Colocar o que você pensa num papel – e traduzir para a comunicação – é extremamente complicado. A Criatives iniciou pensando em pessoas assim como você, que em muitos momentos precisam de referências criativas para suas criações pessoais e profissionais.”
Criatives é o portal para quem precisa associar a arte que jorra de suas percepções com as inovações que o meio social e as interações nos propõem. Este, portanto, é o site que você, assim como todos os outros, gostará de ter na sua barra de favoritos.


E você? O que achou dos sites aqui indicados? Conte para a gente no espaço para comentários, logo aqui abaixo. Suas sugestões, opiniões e críticas são sempre muito bem vindas.

vi aqui

Comentários