5 dicas para escrever melhor

Não importa qual o uso que você faz do seu site – loja virtual, portfólio ou blog pessoal – chega um momento no qual você deve, mesmo que não queira, escrever conteúdo para ele. Pode ser um slogan para a sua marca, a página “Sobre” da sua empresa ou uma pequena biografia sua para o seu portfólio, saber escrever um texto simples, mas de qualidade, é um requisito para ter um site profissional e bem sucedido.

É importante lembrar que não é preciso que você se torne um escritor renomado; seguindo apenas algumas dicas básicas, você irá se tornar um “criador” de conteúdo de sucesso. Confira:

1. Repita o que for importante

Listar os benefícios do seu produto várias vezes em seu site pode parecer um pouco exagerado e redundante para você. Mas isso ocorre apenas porque você obviamente sabe esta informação de cor… mas o que dizer de seus visitantes? Esta pode ser a primeira vez que eles se deparam com tal produto e seus benefícios. Seja esperto ao repetir suas informações. Uma das técnicas mais eficazes que existem é a de apresentar a mesma informação de várias maneiras diferentes. Incorpore a mensagem que você quer passar em uma história, um resumo, um depoimento e até mesmo em uma lista com vários itens! Dessa forma, os visitantes dificilmente irão perceber que se trata de uma “repetição”.

2. Dê um bom motivo

Você precisa que o seu leitor seja convencido do que você está dizendo. Se você tem um site de fotografia, deixe que seus leitores saibam por que você é a melhor solução para as suas necessidades. Você oferece um serviço único? Você vende algo que mais ninguém vende? Concentre-se nas diferenças entre você e sua concorrência e deixe que o leitor “escolha” por você.


3. Crie um elemento social

Os seres humanos são criaturas sociais, e é da nossa natureza acreditar nas coisas que outros seres humanos usam ou fazem. Com isso em mente, pense em maneiras de incorporar elementos humanos em seu site – use imagens de pessoas usando o seu produto ou uma imagem de como seu produto pode tornar sua vida mais produtiva, mais feliz, etc. Outra ótima maneira de adicionar um elemento social é através de depoimentos de clientes ou usuários satisfeitos. As pessoas tendem a acreditar que um depoimento de um terceiro é um bom indicador da qualidade de um produto.

4. Conte uma história

Contar uma história é uma forma de arte. Desde o início da humanidade, histórias são contadas e passadas de pessoas à pessoa. Recentemente, especialistas em psicologia têm estudado os efeitos que as histórias causam, e descobriram que as pessoas convencem a si mesmos de algo, apenas por ouvir uma história sendo contada da forma correta! Contar histórias é uma das melhores técnicas de persuasão que existem, então experimente incorporar alguma narrativa no seu site – pode ser a história da sua empresa ou a justificativa para o desenvolvimento de um determinado produto.

5. Não esconda os problemas

Como acontece com qualquer produto, podem existir alguns problemas com algum item ou serviço oferecido por você. A melhor maneira de mostrar a seus visitantes que você não está escondendo nada deles é abordar estes problemas diretamente, de forma clara e transparente. Mas existe uma maneira correta para fazer isso: depois de ter discutido o problema, você DEVE dar uma explicação sobre a causa do problema, e as soluções que você está tomando para resolvê-lo; só assim você irá trazer o visitante para o seu lado novamente. Se isso for feito corretamente, esta técnica tem o poder de transforma um visitante em um cliente instantaneamente.


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