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Dicas de criação de logo

A criação de um logo não é tão fácil como pensam por ai, envolve muita coisa e dados importantes e uma boa comunicação entre cliente e designer são essenciais! O processo todo começa com o contato do cliente e com a reunião que vai gerar todo o briefing, esta fase sem dúvida é a mais importante do processo, pois se o designer não souber as expectativas, gostos e até mesmo o negócio do cliente, com certeza dará um tiro no próprio pé.
Abaixo algumas dicas do site, Design on the Rocks:

Depois do briefing pronto, então começa o trabalho de fato, com pesquisas de símbolos relacionados, logos de concorrentes, rascunhos ou roughs montagem das propostas e envio para o cliente. Depois disso tudo ele com certeza vai recusar ou mudar um monte, dificilmente se acerta logo de cara, mas nesta parte o feeling do designer é muito importante, pois um comentário ruim de algum logo, ou mudança feita, pode ser o gancho necessário para acertar no design do logo do cliente bem na mosca! A defesa do logo neste caso é muito importante, explicar porque usou a fonte, a cor, o grafismo pode fazer o cliente “se apaixonar” pela idéia e entender o que foi proposto.

DICA: Nesta fase toda os designers iniciantes costumam fazer qualquer coisa mas esquecem detalhes técnicos importantes para a montagem de uma manual de identidade visual profissional. Abaixo vão algumas que eu considero na hora de criar um logo.
  • As formas são fáceis de representar tanto na net quanto em impressos?
  • Tem visibilidade e leitura mesmo pequeno?
  • As cores tem formulação compatível para impressão, com o que o cliente vai ter na tela?
  • Como seria este logo em preto e branco, negativo, tons de cinza?
  • Se eu fosse usar o logo em silk, como ele seria?
Estas informações de previsão, são importantes para não ter problemas futuros e total satisfação do cliente.
Com o logo escolhido, algumas vezes o cliente quer testar outras combinações de cores, mas cuidado! Não amasse e jogue fora toda a teoria das cores achando que é o bom no assunto. Ela foi montada em fatos e pesquisas e deve ser usada para escolha das cores. Seu cliente não tem obrigação de saber a teoria, mas você tem obrigação de aplicá-la e explicá-la ao cliente.

Finalmente o logo é fechado e aí você monta o manual de identidade visual com toda a informação necessária para qualquer fornecedor, designer ou pessoa que irá precisar representar o logo, tenha as informações disponíveis.

Algumas estatísticas sempre ajudam, então vamos a algumas:
A revista Business Week pesquisou e fez uma lista com os 50 logos mais memoráveis do mundo, são eles:
Coca-Cola, Microsoft, IBM, GE, Intel, Nokia, Walt Disney, McDonald’s, Toyota, Marlboro, Mercedes-Benz, Citi, Hewlett-Packard, American Express, Gillette, BMW, Cisco, Louis Vuitton, Honda, Samsung, Dell, Ford, Pepsi, Nescafé, Merrill Lynch, Budweiser, Oracle, Sony, HSBC, Nike, Pfizer, UPS, Morgan Stanley, JPMorgan, Canon, SAP, Goldman Sachs, Google, Kellogg’s, Gap, Apple, Ikea, Novartis, UBS, Siemens, Harley-Davidson, Heinz, MTV, Gucci e Nintendo.
Baseado nisso, o site Webson analisou os logos da lista e criou esta estatística muito interessante:
O nome não descreve o produto que é vendido (94%) – na maioria dos casos, o logo é usado para identificar a empresa e não o que ela faz.
  • O slogan não é incluso no logo (90%)
  • O estilo da fonte é limpo e claro (84%)
  • O design do logo usa apenas uma cor (74%) (preto e branco não sendo contado)
  • O design do logo usa apenas letras, sem nenhum outro símbolo (74%)
  • O design do logo é um nome inventado ou acrônimo (72%)
  • O design do logo é em forma retangular (66%)
  • O design do logo é apenas uma palavra (62%)
  • O design do logo inclui a marca de registro (54%) e está no canto superior direito (48%)
  • O nome tem 6 letras ou menos (52%)
  • O nome usa caixa ALTA e caixa baixa (44%) (sem contas os acrônimos)
  • O fundo é preenchido e sólido (52%)
  • A pronúncia inclue três sons/sílabas (44%)
  • A cor predominante é azul (40%)
Claro que cada caso é um caso e deve ser analisado por si só, mas tendo um pouco de embasamento na defesa do teu logo ajuda a vendê-lo, então solte sua criatividade, aliada a tanta informação e mostre aos seus clientes como é que se faz um logo!

Quer mais dicas? Faça essas 20 perguntas para o cliente antes de criar um logotipo.

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