Últimas

8 dicas para ser mais criativo em 2013

Ao contrário do que muita gente pensa, para estimular a criatividade não é necessário demandar um tempo determinado ou entrar em uma cabine “ultrapensativamentecriativa”.
De acordo com uma reportagem da Revista Exame, pesquisas recentes comprovam: o ato de pensar fora da caixa e ter soluções inovadoras é o tipo de habilidade que pode, sim, ser desenvolvida. Quanto mais exposto a diferentes conceitos, culturas e valores, melhor. Mas para fazer essas conexões valiosas é preciso estar relaxado. Em outras palavras, quanto "mais de boa", melhor. Veja algumas dicas para aumentar sua criatividade em 2013:

1 - Vá para um café

Quando faltarem ideias e você estiver mergulhado em um marasmo de criatividade, vá a um café – é muito favorável para a criatividade você descontrair, ouvir novas vozes e até barulhos diários e tudo isso acompanhado de um delicioso café com chantili. Que tal?

2 - Fique bêbado (ou quase)

Em uma pesquisa recente, cientistas da Universidade de Illinois em Chicago compararam o desempenho de estudantes sóbrios e bêbados em atividades que exigiam habilidades criativas. Aqueles que haviam ingerido bebidas alcoólicas conseguiram resolver 30% mais problemas do que os sóbrios.

3 - Divirta-se no YouTube

Chefes que proíbem acesso a redes sociais e sites de vídeos, como o YouTube, deveriam rever seus conceitos. Pessoas que se expõem a vídeos e músicas mais felizes têm um desempenho melhor ao resolver problemas que exigiam criatividade. Ponto para o YouTube (e para o bom humor) durante o expediente.

4 - Sonhe acordado

Freud estava errado. A arte de divagar, ou melhor, sonhar acordado não é um ato infantil ou neurótico, como ele pontuou. Em vez disso, pode ser uma excelente estratégia para aguçar a sua criatividade, entre outros fatores. Em pesquisa do professor Jonathan Schooler, da Universidade de Santa Bárbara (EUA), pessoas que tem uma propensão a sonhar acordado se dão melhor em testes de criatividade.

5 - É uma pessoa noturna? Faça brainstorm de manhã!

Qual é o período do dia que você está mais alerta e consegue se concentrar melhor? Então, estimule sua criatividade no período exatamente oposto a este. Isso mesmo! - Segundo estudo da psicóloga Mareike Wieth, publicado em dezembro passado, somos mais criativos no período em que estamos menos alerta no dia. Isso significa que se você é uma pessoa noturna, provavelmente terá insights no período matutino.

6 - Faça amigos. De preferência, longe da sua área de atuação

A criatividade é fruto da combinação de diferentes ideias já existentes. Por isso, quer ter mais e melhores insights? Expanda seus horizontes cognitivos e sociais.

7 - More no exterior. (ou pelo menos viaje mais)

 Diferentes culturas, diferentes convívios sociais e até diferentes problemas e situações embaraçosas, estimulam e muito a criatividade. Bora fazer as malas?

8 – Crie no banho, na academia ou no trânsito

Quando você está em locais que te relaxam ou que te causam algum desconforto, ideias podem surgir e a criatividade aflorar, então, tome um banho gostoso e demorado sempre que tiver vontade e é claro, um chuveiro por perto. Vá à academia e treine bastante, suando o corpo e a mente e, quando o trânsito estiver te irritando muitoooo, tente relaxar e pensar em uma maneira criativa de passar por cima de todos os carros sem precisar buzinar e em apenas 15 segundos.

Criar tem que ser divertido.
Para um 2013 mais criativo, relaxe mais, desencane mais, seja mais bobo e até idiota e se divirta exageradamente.
Você tem mais alguma dica, coloque nos comentários!

Vi aqui

2 comentários:

  1. Está corretissimo!
    só quem está aberto a viver de verdade
    experiencias e absorver o que o mundo
    tem a oferecer é capaz de ser criativo.
    É preciso de um conjunto de informações
    armazenadas no seu cerebro para te guiar
    na criação de novas possibilidades.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. A criatividade é mesmo amiga do bem estar de nossas mentes. Para mais exercícios para a criatividade veja: http://entreclics.blogspot.com.br/2010/10/exercicios-para-estimular-criatividade.html?m=1

    ResponderExcluir

Assuntos Criativos Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.