Uma ideia contra engarrafamentos


Toda ideia que tem potencial para melhorar nossa qualidade de vida é bem-vinda, e é assim que eu começo esse post, dando as boas vindas ao Lit C1! O hibrido de carro com moto que além de se equilibrar sozinho é 100% elétrico e pode ser uma saida para o trânsito e a poluição das grandes cidades.

Projeto de Shilovsky, 1914

A ideia não é nova, e o projeto baseado em leis simples da física e com giroscópios (o que é giroscópio?) de contra-peso, surgiu em 1911 com o livro de ficção: "Two Boys in a Gyrocar: The story of a New York to Paris Motor Race" (Dois garotos em um Gyrocar: A história de uma corrida de carros de Nova York até Paris - em tradução livre). Depois disso, em 1912, Pyotr Shilovsky, um advogado da família real russa, desenvolveu o primeiro protótipo, e um detalhe importante: Ele já funcionava com um motor elétrico, alimentado por baterias de carro. Mas naquela época, a tecnologia não permitiria muitos avanços, tanto para alívio de peso, como para autonomia das baterias. Outros projetos foram desenvolvidos, mas o "Gyrocar" foi deixado de lado pela industria automobilística.

Hoje, a pouco conhecida Lit Motors, de origem americana, está querendo recomeçar essa história e está desenvolvendo o Lit C1, um "Gyrocar" moderno, 100% elétrico e também orientado por giroscópios. É uma ótima iniciativa, pois além de não poluir ele ocupa pouco espaço - o que significa menos transito e um ar mais puro. Não, não estou fazendo um merchandising, mas acredito que projetos assim irão começar a criar um futuro melhor para todos nós. A economia verde está ai e deve ser incentivada.

Já existem vários vídeos na internet falando dessa novidade, e eu escolhi dois para você! (estão em inglês)



Não é só um futuro melhor, é um presente mais limpo, com menos trânsito e com mais qualidade de vida. Infelizmente ainda não há informações sobre a entrada deles no Brasil, mas vamos ficar ligados nesta e em várias novidades para melhorar nosso dia-a-dia.
Quer mais informações? http://litmotors.com (em inglês)

Vi no Blog do Magri

Comentários