Últimas

Como fazer um portfolio - parte 2


Mais boas dicas para se preparar para uma entrevista.

As dicas abaixo vieram do site da Catho.

Para grande parte dos candidatos, montar um bom currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de grupo são as principais preocupações na hora de procurar um novo emprego. No entanto, para os profissionais das áreas de publicidade, fotografia, desenho industrial e arquitetura, por exemplo, fazer um portfólio é essencial para conseguir uma vaga de emprego.

O portfólio é um recurso visual muito usado por Web Designers, Diretores de Arte, Ilustradores, Fotógrafos, Redatores e Arquitetos para organizar e apresentar os trabalhos realizados durante a sua carreira.“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Esse é um ditado conhecido e que define muito bem a função do portfólio no processo de seleção e contratação de um candidato.Na necessidade de contratar um novo colaborador, muitas empresas solicitam que, além do currículo, os candidatos enviem também o seu portfólio.

Pela análise do portfólio, o recrutador verá se o candidato é criativo, se domina as técnicas e habilidades que a profissão exige e se atende à expectativa do cargo oferecido.
Para o candidato, o portfólio é a vitrine ideal para vender o seu trabalho. Mas como fazer um portfólio atraente aos olhos do recrutador?
Abaixo, elaboramos 4 dicas para você montar um material que venda bem o seu talento.
Selecione os seus melhores trabalhos
Junte todos os melhores trabalhos que você realizou durante sua vida profissional.
É imprescindível que os trabalhos sejam de sua autoria ou aqueles em que você teve participação decisiva.

Escolha um tipo de portfólio

Por ser uma produção artística e pessoal, não há regras estabelecidas e nem modelo de portfólio definido. Aqui, iremos apresentar duas opções:

Portfólio impresso

Consiste em separar todos os seus melhores trabalhos numa pasta elegante para apresentá-la pessoalmente no momento da entrevista.
  • Vantagem: a imagem impressa define fielmente as cores e texturas do trabalho. Ex: se você é um Ilustrador, o portfólio impresso pode ser mais eficaz do que o digital.
  • Desvantagem: muitos recrutadores preferem analisar o portfólio antes de convidar para uma entrevista. Dessa forma, você pode perder a chance de “convencer o recrutador à distância”.

Portfólio digital

Em resumo, consiste em criar um endereço na internet para colocar os seus melhores trabalhos. Pode ser um blog, usar ferramentas e sites que já existem, ou até mesmo comprar um endereço na internet e fazer a sua página exclusiva. Existem alguns sites que surgiram como forma de apresentar portfólios, como o carbonmade.com, Devianart ou o Flickr, que são fáceis de montar e você não precisa entender muito de HTML para fazer uma página interessante.
  • Vantagem: traz mais mobilidade e exposição para o seu trabalho, afinal qualquer pessoa que navegar pela internet pode achar o site ou blog com seu portfólio, inclusive os recrutadores. Além disso, o formato digital permite que você coloque trabalhos que tenham animação, como: apresentações em flash, jingles, filmagens etc.
  • Desvantagem: por ser online, o recrutador irá ver seus trabalhos no monitor. Dependendo de como o monitor estiver configurado, as cores podem perder um pouco da fidelidade do trabalho original.

Organize os trabalhos

É importante definir como você deseja organizar seus trabalhos. Pode ser por ordem cronológica (Ex: dos últimos trabalhos feitos até o primeiro), por categorias (Ex.: ilustrações, layouts para sites, layouts para revista, fotografias, jingles, textos narrativos etc.), por tema (ex: natureza, cidade, gastronomia, moda, publicidade etc.)
E por último, divulgue e atualize sempre o seu portfólio!


Agora precisamos dar continuidade a série "como montar seu portfolio"
e você pode nos ajudar.


Se você é um profissional experiente e tem um bom portfolio relacionado a uma área específica da criação, poderá aparecer aqui em nosso site.

Envie um e-mail para nós (assuntoscriativos@gmail.com) com suas dicas e suas experiências com portfolio e entrevistas.
Analisaremos seu conteúdo e se aprovado o publicaremos com os devidos créditos e seus links.
Dê preferência estamos procurando portfolios de pessoas que atuam em áreas específicas como designer, ou ilustrador, ou webdesigner, ou motion designer, ou fotógrafo, ou diretor de arte entre outros.
Se você já entrevistou muitos candidatos também pode nos mandar sua dicas, aliás quem é melhor para apontar os erros que o próprio entrevistador.

Quando seu material estiver pronto envie para nosso e-mail (assuntoscriativos@gmail.com) com o título "Dicas Portfolio".

Se você conhece alguém que possa participar, compartilhe esta página. Quanto mais profissionais verem esta página, melhores serão nossas próximas dicas.

Veja aqui a parte 1 !

Assuntos Criativos Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.